05 de maio: Dia Nacional das Comunicações – Por Raimunda Gil Schaeken

Professora Raimunda Gil Schaeken (AM)

Por ser a data do aniversário do Marechal Rondon, este dia foi consagrado no Brasil às Comunicações. Nada mais justo do que ligar o nome de Rondon às Comunicações porque foi graças ao espírito de pioneirismo deste grande brasileiro, ao seu trabalho persistente, abrindo picadas nas selvas, que o telégrafo conseguiu se estender através do Brasil, levando mensagens aos mais distantes pontos.
Mas comunicação não é apenas a faculdade, a possibilidade de se enviar mensagens. Comunicação é algo mais, é transmitir a verdade, é desmistificar o mentiroso, é repudiar a calúnia, é abençoar o bom e o justo. E Rondon, ao estender as linhas de telégrafo através dos sertões brasileiros não se preocupava apenas com as mensagens a serem transmitidas. Ele se preocupava com o ser humano. Defendia os índios, cujas terras atravessava, defendia o pequeno lavrador, o migrante que buscava dias melhores para si e sua família.


Professora Raimunda Gil Schaeken (AM)

Todas as espécies animais se comunicam: o rugido da fera, o piar do pássaro, sons inaudíveis de insetos são comunicações a seus iguais, falando do perigo, chamando para o acasalamento, avisando do ataque.

Mas apenas o homem conseguiu, através dos séculos, transmitir a complexidade de todos os seus pensamentos.

Nos tempos atuais, podemos nos comunicar instantaneamente com qualquer parte do mundo. Para isso, dispomos de vários meios de comunicação. Os principais são:

A imprensa:  teve muita importância para o desenvolvimento cultural da humanidade. Surgiu na Alemanha, com Johannes Gutenberg, a quem se deve a invenção da tipografia. Gutenberg começou a imprimir livros por volta de 1450. Os livros, que antes eram à mão, passaram a ser feitos em série. Até 1890, o processo era natural. Hoje em dia, máquinas modernas imprimem rapidamente milhões de livros, jornais e revistas, e a imprensa transformou-se em importante veículo de informação e educação.

O telégrafo: é um aparelho que transmite mensagens a grandes distâncias. Foi o primeiro método usado para enviar mensagens usando a eletricidade. Em 1837, Samuel Morse enviou sinais à distância de 518 metros, sem utilizar fios; era o telégrafo experimental. Ele criou ainda o Código Morse, um conjunto de sinais que representa as letras do alfabeto, usado para transmitir mensagens telegráficas.

O correio:  repartição que recebe e envia correspondências, cargas e valores. Na antiguidade, as notícias eram levadas por corredores ou mensageiros a cavalo. Em 1840, a Inglaterra emitiu o primeiro selo postal, em que figurava a Rainha Vitória. O primeiro país da América a emitir selos foi o Brasil, em 1843. Hoje o correio é imprescindível à sociedade.

O telefone:  inventado por Alexander Graham Bell, permite a conversação a distância. Seu aperfeiçoamento possibilita chamadas locais, interurbanas e internacionais. O telefax, ou fax simplesmente, permite a reprodução, por telefone, de um texto qualquer. Usando telefones equipados com televisão, as pessoas podem se ver enquanto conversam.

A radiodifusão: permite o envio de sons – mensagens faladas, músicas e sinais de comunicação, através de ondas de rádio que se propagam no ar, para o mundo inteiro. Os primeiros sinais radiofônicos foram transmitidos por Guglielmo Marconi, físico italiano, em 1896. No Brasil, a primeira transmissão aconteceu em 1922, mas o rádio só foi ao ar comercialmente em 1923, com a emissora Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Roquete Pinto e Moritzi.

A televisão: transmite imagens e sons. É um dos meios de comunicação mais importantes da atualidade pelo grande número de pessoas que atinge. Por meio de circuitos fechados, escolas, empresas e outras instituições usam a tevê com objetivos específicos. No Brasil, a televisão teve início em 1950 com a TV Tupi, canal 3, de São Paulo, emissora pertencente aos Diários Associados.

Celular e telefone fixo
O principal dos eventos para se comunicar com alguém é o celular e o telefone fixo que são as formas mais rápidas disso acontecer, basta discar o número da pessoa que está atrás e se ela estiver disponível a sua conversa vai sair naturalmente como se estivessem um a frente do outro. O celular traz importantes novidades a cada ano que passa e já é considerado um smartphone na maioria dos casos, tudo isso por conter muito mais do que apenas formas de se falar por ligações, já que eles oferecem o sistema Android que tem diversos aplicativos que podem servir para enviar mensagens gratuitas e ainda formas de falar como se fosse um rádio.

Computadores Notebooks e Tablets
Esses três itens estão entre as formas mais velozes de se comunicar também, através deles você pode fazer o download de certos aplicativos que funcionam perfeitamente bem para esses tipos de comunicações: MSN, Facebook, Orkut, Twitter, Bate-Papo e outros sites da internet possibilitam a você falar com seus amigos de maneira rápida, simples e gratuita que é o mais importante. Esses aparelhos estão com preços bem baixos atualmente e oferecem dezenas de formas de utilizá-los, por isso vale a pena ir até uma das lojas mais próximas de sua residência e encomendar o seu para se divertir a qualquer momento.

Entre os principais meios de comunicação na internet estão:
•    Redes Sociais, atualmente já existem em diversos formatos tendo como principal finalidade de interação e relacionamento, o entretenimento também é uma grande vantagem disponibilizada pelas redes sociais. Nas primeiras redes sociais havia apenas a troca de mensagens, entre os usuários, já nas atuais, existe a exposição de perfis com informações pessoais, fotos, além de formas de comunicação bem mais abrangentes.
•    E-mails, o e-mail é uma forma de comunicação utilizada em todo o mundo, é um meio de comunicação diferente dos demais, utilizado nas empresas como uma das principais ferramentas de comunicação, por essa razão ele deve ser eficiente e profissional.
•    Sites de notícias e entretenimento servem de apoio a campanhas de publicidade de outros meios de comunicação como o rádio, televisão, jornal, placas e folhetos. Constituir um empreendimento completo ou parcial prestando serviços, vendendo produtos ou simplesmente informando com custos reduzidos em relação ao negócio “não virtual”. Atualmente, ter um site deixou de ser um privilégio de poucos e tornou-se essencial para qualquer empresa e profissional liberal destacar seus serviços e diferenciais.
•    Skype seria um telefone on-line com recursos de exto e vídeos, milhões de pessoas e empresas usam o Skype para fazer de graça chamadas com vídeo e chamadas de voz, enviar mensagens de chat e compartilhar arquivos com outras pessoas pelo Skype.
•    Blog muito usado entre adolescentes, o blog é como um “diário on-line”, onde seu autor pode compartilhar fotos, vídeos e textos, expondo seus pensamentos cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos chamados de artigos, ou “posts” também é possível criar um blog em determinado nicho de mercado e ainda ganhar dinheiro com anúncios, programas de afiliados, vendas diretas e indiretas.(Raimunda Gil Schaeken é Professora Aposentada, tefeense, católica praticante, membro da Associação dos Escritores do Amazonas – ASSEAM e da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas – ALCEAR)

Artigo anteriorVencedora do ‘BBB’, Emilly renova contrato com a Globo por R$ 3.7 mil
Próximo artigoFungo com 60% de taxa de mortalidade foi detectado em 15 países

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui