IFAM Campus São Gabriel da Cachoeira abre edital para Nheengatu

Alunos indigenas Ifam Campus São Gabriel da Cachoiera/Foto: Assessoria IFAM

Considerado o campus mais indígena do Brasil, com 23 etnias representadas, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Campus São Gabriel da Cachoeira está ofertando novas turmas para o curso de Nheengatu por meio do Centro de Idiomas.


O objetivo do curso é ampliar o conhecimento linguístico, técnico/pedagógico e científico no idioma para docentes e técnicos-administrativos do Campus São Gabriel da Cachoeira, além de professores indígenas municipais e estaduais e servidores públicos no município.

Alunos indigenas Ifam Campus São Gabriel da Cachoiera/Foto: Assessoria IFAM

Para o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, a oferta da língua nheengatu no campus é um dos passos para a reestruturação dos currículos dos cursos. “Por meio do ensino do nheengatu iremos trabalhar a reestruturação das matrizes curriculares, obedecendo a mobilidade das populações tradicionais. Além disso, cumprimos nosso papel na função da democratização do acesso ao ensino, pois estamos proporcionando a alunos e professores indígenas, a oportunidade de ingressar em uma instituição federal”, disse o reitor ao afirmar que desta forma, o IFAM também cumpre o que determina o artigo 79 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Desde 2002, o município de São Gabriel da Cachoeira (distante 856 quilômetros de Manaus) por meio da Lei Municipal nº 145 cooficializou as línguas Nheengatu, Baniwa e Tukano para a valorização e interação entre a comunidade educativa para fortalecimento das línguas indígenas.

Artigo anteriorCMM e TCE-AM firmam acordo para fiscalização de obra de anexo
Próximo artigoAnderson Souza investe forte na estrutura educacional de Rio Preto da Eva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui