O primeiro feriado de 2015 cai no meio da semana

Muitos feriados em dias no ano que começa/Reprodução
Muitos feriados em dias no ano que começa
Muitos feriados em dias no ano que começa

O primeiro feriado do ano caiu em um dia útil e o ano de 2015 terá muitos mais.
Tem coisa melhor do que começar o ano já sabendo que terá muitas folgas em 2015?


“Puxa vida. Se Deus quiser vou viajar porque é a melhor coisa do mundo, é o melhor investimento na minha opinião”, planeja a advogada Bianca Del Monaco.

“Descansar, passear bastante, andar de bicicleta, né? O que a gente não fez em 2014, fazer agora”, diz a designer Nina Campos Zambardino.

Pois é, este ano terá nove feriados nacionais em dias úteis. Em 2014, foram apenas seis. O sofrimento maior foi no segundo semestre, em que as folgas esperadas para dias como o da Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados caíram em fins de semana. Em 2015, elas serão todas em segundas-feiras.

Mas a folga que todo mundo gosta, não é boa para a economia. Indústria e comércio fechados significam perdas no PIB do país. Se 10% das empresas ficarem sem trabalhar, o Brasil vai perder R$ 2,36 bilhões a cada feriado.

“Para o empresário, ele tem duas alternativas: ou ele abre e arca com o custo maior em termos de salário, ou ele fecha e aí a economia do país tende a perder porque não ha produção naquele dia ou principalmente pros setores que dependem mais da mão de obra dentro da fábrica como é o setor industrial”, comenta Jaime Vasconcellos, assessor econômico da Fecomércio-SP.

Mas uma padaria paulista investe nos feriados e não fecha nunca. Era uma das poucas abertas em São Paulo no dia 1º de janeiro, na região da Avenida Paulista. E o movimento nos feriados é até maior do que em dias úteis.

“No feriado a gente recebe muito mais pessoas. Vem muito turista, vem o pessoal de fora, e compensa. É bom, é muito bom, a empresa fatura muito mais, com certeza”, conta Sérgio Gonçalves Fernandes, gerente do estabelecimento.

Artigo anteriorJosé Melo diz que seu governo será alicerçado na Educação
Próximo artigo‘Novo ano, novo começo’, diz Biden após reunião com Dilma

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui