


Os vereadores definiram, em reunião fechada na manhã de hoje, terça-feira (10), com o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Wilker Barreto (PHS), os presidentes e membros das 20 comissões permanentes, mais a Comissão Especial de Comendas, para o exercício 2015/2016. Dos 41 vereadores, 12 conseguiram manter-se na presidência das comissões técnicas da Casa Legislativa. Nas demais, alguns vereadores ascenderam ao cargo e outros ficaram como membros efetivos e suplentes em função das negociações partidárias e afinidade com as pastas.
Os vereadores Mário Frota (PSDB), Therezinha Ruiz (DEM), Júnior Ribeiro (PTN), Rosivaldo Cordovil (PTN), Arlindo Júnior (Pros), Professor Samuel (PPS), Everaldo Farias (PV), Roberto Sabino (Pros), Professor Bibiano (PT), Ednailson Rozenha (PSDB), Professora Jaqueline (PPS) e Álvaro Campelo (PP) permaneceram, respectivamente, como presidentes da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), 4ª Comissão de Educação (Comed), 5ª Comissão de Agricultura e Política Rural (Comagri), 8ª Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas (Comtvop), 9ª Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (COMCPH), 13ª Comissão de Direitos Humanos (Comdih), 14ª Comissão de Vigilância Permanente da Amazônia e Meio Ambiente (Comvipama), 15ª Comissão de Implementação e Acompanhamento de Leis (Comial), 16ª Comissão de Legislação Participativa (Comlep), 17ª Comissão de Esportes (Comesp), 18ª Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos Humanos (COMDPDM) e 19ª Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec).
De acordo com Wilker Barreto, a definição das comissões saiu do consenso dos vereadores, dentro de uma discussão harmônica. “Reunimos de forma tranquila, se mantiveram nomes consolidados, trocaram-se outros. Foi o que se viu no plenário, o consenso”, disse o vereador.
O presidente assegurou, também, que, até o final de março, deve ser aprovado o Projeto de Reformulação do Regimento Interno, mas que isso não vai interferir em nada e nem provocar mudanças nas comissões técnicas definidas. “O que pode acontecer é se criar novas comissões, uma vez que cada vereador pode participar até de seis comissões”, disse.
Sessões
A discussão a respeito da retomada das sessões ordinárias de forma regimental, sem inversão da pauta, também marcaram a primeira sessão plenária da Casa Legislativa nesta terça-feira. Na consulta, realizada em plenário pelo presidente Wilker Barreto, os vereadores foram quase que unânimes pela definição das sessões de forma regimental.
Portanto, nesta quarta-feira (11), de acordo com o presidente, a sessão começa com o grande expediente, seguida da Ordem do Dia. “Com as comissões e definições dos blocos definidos podemos avançar nos projetos”, afirmou Wilker Barreto.