3M do Brasil inaugura nova matriz no Polo Industrial de Manaus

Autoridades inauguram nova matriz da 3M, no PIM/Foto: Valdo Leão

Com a meta de quadriplicar a produção da fábrica em Manaus, e ampliar a participação regional no faturamento do grupo no Brasil, a 3M inaugurou sua nova matriz industrial na capital do Amazonas, ontem (02), com a presença do governador José Melo, empresários e funcionários da empresa. Após o investimento da ordem de US$ 100 milhões, um dos maiores no país nos últimos anos, a multinacional anunciou que vai abrir na unidade amazonense linhas na área de injeção plástica e produtos de saúde.
Ao lado de diretores da empresa, José Melo visitou a fábrica onde mais de 180 funcionários trabalham e disse que a ampliação de investimentos do grupo em Manaus acompanha o cenário de grande confiança no potencial do modelo de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, mesmo diante da crise econômica. A prorrogação dos incentivos até 2073 e a exclusividade na tributação diferenciada do ICMS para as indústrias devem ajudar a fortalecer o modelo junto ao empresariado, avaliou o governador.


“Os empresários planejaram, analisaram o mercado brasileiro no futuro, sabem que a economia brasileira vai voltar a crescer e investiram em um momento olhando na frente. A Zona Franca de Manaus passa por um momento ímpar. Está acabando a guerra fiscal entre os estados. Olhando isso e mais 56 anos de isenção fiscal da Zona Franca dá ao empresário a certeza que pode vir maturar seu dinheiro. Eu tenho recebido muitas visitas de empresários e investidores interessados no Amazonas. Interessados na atividade fabril e em outros nichos como a produção de peixe em cativeiro”.

Com sete unidades no Brasil, a multinacional aposta forte no Amazonas, afirmou o presidente da 3M no país, Jorge Lopes. A fábrica na capital amazonense é responsável por 11% da produção do grupo no país, que, no ano passado, faturou de R$ 3,6 bilhões. “Em nosso plano estratégico vemos grande potencial de crescimento no Brasil e no Amazonas. Aqui, em Manaus, queremos trazer novas tecnologias, fabricar novos produtos não só para o mercado brasileiro, mas para outros países. Estamos agora em processo de definição de quais itens serão fabricados aqui. Manaus tem 11% da nossa produção total. Tivemos êxito em aumentar o tamanho com uma meta de crescer”, ressaltou Lopez.

Instalada na rodovia AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara, a nova fábrica atende ao plano de ampliação do parque fabril. A previsão é que nos próximos cinco anos o número de funcionários salte de 180 para 400, segundo a empresa. Atualmente, são produzidos de quatro divisões de negócios e 15 linhas, entre eles Post-Its, filtros de privacidade, fitas para fechamento de caixa e fitas isolantes.

A inauguração da fábrica contou com a presença da superintendente da Suframa, Rebeca Garcia, do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antônio Silva, e do diretor-presidente da 3M em Manaus, Afonso Chaguri.

...e a visita do governador Melo, com o diretor Afonso Chaguri/Foto: Valdo Leão
                   …e a visita do governador Melo, com o diretor Afonso Chaguri/Foto: Valdo Leão
Artigo anteriorReino Unido inicia bombardeios ao Estado Islâmico na Síria
Próximo artigoGovernistas vão ao STF para anular pedido de impeachment de Dilma

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui