
O Conselho de Segurança da ONU escolheu, em votação secreta, hoje, quarta-feira (05), o português António Guterres para ser o novo secretário-geral do organismo mas, a decisão ainda precisa ser referendada pela Assembleia-Geral.
Guterres foi alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados por 10 anos (2005-2015) e premiê de Portugal (1995-2002).
Nas redes sociais, Guterres disse que se sente “honrado e feliz” com o resultado. “Houve acordo. Os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas me escolheram”, detalhou no Twitter.

O português foi a escolha unânime dos 15 membros do Conselho de Segurança na sexta votação secreta realizada com os 10 candidatos. Ele liderou as cinco votações anteriores.
“Hoje, após a sexta votação, temos um claro favorito, e seu nome é Antonio Guterres”, disse o embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin.
O Conselho de Segurança precisa agora adotar uma resolução, também a portas fechadas, que precisa de ao menos nove votos a favor e nenhum veto para ser aprovada. Isso deve acontecer amanhã, quinta-feira (06).
Em seguida, sua candidatura é recomendada à Assembleia-Geral. Caso seu nome seja aprovado, Guterres substituirá o sul-coreano Ban Ki-moon em janeiro. O mandato é dois anos, podendo ser renovado.(UOL/Agências internacionais)