
Para a coordenadora da comissão do CREAjr-AM, Fátima Geísa Teixeira, o evento representa mais uma canal de interação entre o Crea Amazonas e as universidades locais
Como forma de incentivar a formação de capital humano no Estado, capacitar novos valores para o exercício de gestão, bem como promover troca de experiência entre estudantes e profissionais, será realizado no próximo dia 27 deste mês, o 1ᵒ Encontro Estadual CREA Júnior (CREAjr-AM).
A realização é da Comissão de mesmo nome, vinculada ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM). O evento ocorrerá no auditório Gilberto Mendes de Azevedo, sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas – Fieam (Centro), com início às 8h.

A ideia, de acordo com a organização do evento, é discutir entre outros temas, os novos rumos da atividade econômica no Estado, o implemento de novas tecnologias com energia sustentável, rastreamento dos insumos para garantir a qualidade no alimento e a aplicação de políticas de sustentabilidade. É esperado um público de pelo menos 400 participantes, entre acadêmicos, estudantes de cursos técnicos relacionados e profissionais das áreas de interesse.
Para a coordenadora da comissão do CREAjr-AM, Fátima Geísa Teixeira, o evento representa mais uma canal de interação entre o Crea Amazonas e as universidades locais, já que colabora para a formação crítica e profissional dos acadêmicos. Ela fez questão de frisar ainda que entre as metas do CREAjr-AM está o aprimoramento do futuro profissional, a partir da realização de seminários, palestras, minicursos, visitas técnicas e ações sociais, além da sensibilização desses para a importância de sua profissão e da inter-relação dela com as demais.
“É extremamente relevante essa conscientização do estudante quanto ao seu papel profissional junto à sociedade, daí a importância de um evento como esse que incentiva o exercício ético e responsabilidade social na atividade de Engenharia e Agronomia no Estado”, ressaltou Fátima Teixeira.
Para o presidente em exercício do Crea-AM, engenheiro civil José Carlos Paiva, trata-se de uma iniciativa de grande relevância, uma vez que oportuniza, além da busca de novos conhecimentos, a aproximação de estudantes com profissionais da área”, destacou.
Atuação Crea Jr
Criado no ano de 2000, o programa Crea Júnior está presente em 22 Estados e no Distrito Federal. Só na região Norte, as ações organizadas pelo programa alcançam atualmente mais de 3,5 mil estudantes da Engenharia e Agronomia. Em todo o País, esse número chega a 50 mil associados beneficiados pelas ações do programa.
“Além desse incremento de conteúdos ligados à área tecnológica, Legislação e Ética, o CREAjr também apoia o Empreendedorismo, o avanço das plataformas científicas e auxilia estudantes e recém-formados no contato com o mercado de trabalho”, explicou o representante discente do Crea Jr, Marcelo Almeida.
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas no endereço https://www.sympla.com.br/1-encontro-estadual-creajr-amazonas-sustentabilidade-tecnologia-e-inovacao__203791.
Programação
07h30: Credenciamento
08h – 09h: Café da manhã (cortesia)
09h – 09h50: Solenidade de abertura
09h55 – 10h45: Palestra Sistema CONFEA/CREA
10h45 – 11h35: Palestra Oportunidades para Empreender nas Engenharias
11h35 – 12h: Mesa-redonda
12h – 13h: Intervalo para almoço
13h15 – 14h05: Palestra Energias Renováveis
14h10 – 15h: Palestra Rastreamento da Matéria-Prima como Garantia de Segurança Alimentar
15h – 15h25: Mesa-redonda
15h30 – 16h Exposição Cultural e Coffee Break
16h10 – 17h: Palestra Certificação TÜVRheinland com Foco na Gestão da Qualidade
17h – 17h30: Encerramento