
Três carros e duas embarcações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram transportadas de Humaitá, no Sul do Amazonas, para a cidade de Porto Velho, em Rondônia, na madrugada deste domingo (29). A sede do órgão em Humaitá e um barco foram incendiados na sexta-feira (27) e sábado (28), respectivamente. Os suspeitos são garimpeiros, que teriam agido em represália após uma operação contra um garimpo ilegal no Rio Madeira.
Segundo a assessoria de imprensa do ICMBio, o transporte dos veículos ocorreu por volta das 4h (horário de Brasília) e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. A ação visa evitar novos danos ao patrimônio público.

Quatro funcionários ICMBio que estavam no município foram enviados para local seguro. Servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que atuavam na cidade, também deixaram o município escoltados por policiais e foram enviados para Porto Velho.
Em nota conjunta, o ICMBio e o Ibama informaram que as estruturas dos órgãos ambientais foram atacadas, e funcionários públicos ameaçados.
“Os servidores estão fisicamente bem e já se encontram em local seguro, fora do município de Humaitá. Os danos materiais serão avaliados assim que a região voltar à normalidade, o que deverá ser garantido pelas forças de segurança pública. A Polícia Federal (PF) já iniciou investigações para identificar os responsáveis pelos atentados, que responderão pelos atos criminosos”, informou trecho da nota divulgada à imprensa.
Fonte: G1