
Quem pensa que o carnaval é uma tradição restrita a nação brasileira vai se surpreender. Celebrado até debaixo da neve, como no gelado Canadá, a festa trás suas peculiaridades culturais com um ponto comum: esbanjar alegria.
Considerada uma festa de origem pagã comemorada por povos hebreus, egípcios, gregos e romanos, (que geralmente celebravam as safras abundantes e homenageavam divindades), foi incorporada pela igreja católica na Idade Média como uma celebração precedente a quaresma. O Brasil teve influência das folias de Portugal, onde as festas ocorriam com diversas brincadeiras com a água.
Japão

No bairro de Asakusa, em Tokyo, acontece em Agosto um dia inteiro de desfiles parecidos com os do Brasil. O evento recebe cerca de 500 mil espctadores anualmente, e é um marco da aliança entre o Brasil e a terra dos ol nascente.
México

O carnaval da cidade de Mazatlán (estado de Sinaloa) é um dos mais tradicionais do país e conta com bales de salão, coroação e desfile do rei e rainha e ainda diversas apresentações musicais, A ” quima do mau humor” também marca presença no evento.
Eslovênia

Na cidade de Ptuj, o carnaval mescla elementos dos cristianismos e paganismo esloveno. Um dos personagens que marca presença é o Kurent, figura monstruosa encarregada de espantar o inverno. Na quarta de cinzas o enterro do Pust encerra os festejos, representando o ” enterro de todos os males”.
Itália

Em veneza, o Volo dell’Angelo (voo do anjo) marca o início do festival, que é celebrado com trajes pomposos e elegantes, além das máscaras nobres dos bailes europeus. Dizem que a tradição surgiu no século XVI, quando os nobres se disfarçavam para se misturar aos plebeus.
Canadá

O frio intenso não impede que o carnaval (ou carnaval de inverno) ocorra no Quebec entre o fim de janeiro até o meio de fevereiro, com o mascote oficial chamado Bonhomme. Atividades como competições de esculturas de gelo, desfiles, “banho na neve” e hóquei marcam a festança.
Suíça

A cidade de Basileia possui uma forte tradição carnavalesca: o Morgestraich acontece na segunda-feira que antecede a quarta de cinzas, evento do qual todas as luzes das ruas se apagam às 4h da manhã e várias pessoas desfilam com lanternas ao som de músicas tradicionais tocadas com flautas e tambores.
Fonte: Cuponation