
Um homem de 50 anos foi preso na noite desta quinta-feira (22) suspeito de vender cursos falsos de graduação nos municípios de Manacapuru e Novo Airão, no interior do Amazonas. Segundo a Polícia Civil, ele foi preso no aeroporto da capital enquanto chegava de uma viagem. A prisão ocorreu durante a operação “Incautos”, que apura esquemas de cursos falsos de ensino superior.
A prisão ocorreu por volta das 22h em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. O suspeito voltava de uma viagem à Bahia quando foi abordado pela equipe policial.
O delegado Aldeney Goés, que responde pelo 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), informou, por meio de nota, que o suspeito estava na Bahia para manter contato com outro homem, que atualmente é proprietário de uma faculdade. A viagem tinha a intenção de planejar um novo modo de operar no estado mesmo com a operação da Polícia Civil, deflagrada na terça-feira (19).

Ainda de acordo com Goés, o suspeito era responsável por instituições de ensino falsas em Novo Airão e Manacapuru. “Ele vendia os cursos de extenção como se fosse graduação, fazia isso a mandado de um dos atuais proprietários da instituição. As investigações para localizar e prender os demais envolvidos nos delitos continuam em andamento”, afirmou.
O homem foi indiciado por organização criminosa, estelionato, falsidade ideológica, furto qualificado, dano qualificado, desobediência de decisão judicial, lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio. Ele será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CPM).
Fonte: G1