
A França é bicampeã mundial de futebol. Os franceses derrotaram a Croácia por 4 a 2 na final da Copa da Rússia neste domingo (15), no estádio Luzniki, em Moscou. Mbappé fez o quarto francês e, aos 19 anos, se tornou o segundo jogador mais jovem a fazer um gol em uma final — atrás apenas de Pelé, que tinha 17 quando marcou dois na decisão do Mundial de 1958, na Suécia, contra os anfitriões.
A seleção francesa havia vencido a Copa de 1998, quando foi anfitriã – bateu o Brasil na final por 3 a 0, no Stade de France, em Paris.
A conquista teve um componente especial na história pessoal do técnico Didier Deschamps, que se tornou o terceiro futebolista a se tornar campeão como jogador e treinador. Além dele, apenas o brasileiro Zagallo e o alemão Franz Beckenbauer alcançaram tal feito.

Para a Croácia, o vice-campeonato foi um feito inédito na história do futebol do país. A melhor posição em uma Copa havia sido na estreia do país na competição, em 1998, na França, quando chegou à semifinal – foi eliminada exatamente pelos anfitriões.
Mas a geração de Modric, Rakitic, Perisic e Mandzukic superou os ídolos de infância e escreveram o nome da nação na galeria de campeões mundiais.

O jogo
Como era de se esperar, a partida começou com uma boa dose de tensão. Os jogadores corriam muito e lutavam pela bola de forma dura. Os croatas tomaram a iniciativa nos primeiros movimentos do duelo.
Aos 2 minutos, o zagueiro Umtiti, autor do gol que classificou a França para a decisão na vitória por 1 a 0 sobre a Bélgica, tentou driblar Modric na frente da área e levou um chute na canela do croata.
A Croácia atacava mais, enquanto os franceses se fechavam na defesa. Aos 8 minutos, Rebic passou para Strinic, que entrou na área pela esquerda, chegou à linha de fundo, mas foi travado pelo atacante Mbappé.
Três minutos depois, Perisic recebeu lançamento na área, dominou com a ponta da chuteira na área, mas não teve espaço suficiente para preparar o chute. Se tivesse finalizado, certamente levaria perigo para o goleiro francês Lloris.
Nos primeiros 15 minutos, a Croácia, mesmo tendo passado por três desgastantes prorrogações — que, somadas, representam o tempo de uma nova partida — seguidas nas oitavas, quartas e semifinal, corria mais e acuava os franceses no próprio campo.
A primeira jogada ofensiva da França ocorreu apenas aos 17 inutos, quando Mbappé dominou na direita, encarou os zagueiros e tentou cruzar, mas foi bloqueado.
Em seguida, aos 18 minutos, Griezmann cavou uma falta na intermediária. Ele mesmo bateu e o atacante Mandzukic, que ajudava a defesa, desviou contra as próprias redes. O goleiro Subasic não teve a menor chance de defesa: 1 a 0. Foi o primeiro gol contra da história das Copas.
Depois do gol, a França adiantou a marcação. Aos 23 minutos, o jovem Mbappé arrancou pela direita, mas foi interceptado pelo zagueiro Vida.
Dois minutos depois, houve confusão na área da França e a bola sobrou para Rakitic emendar de esquerda. No entanto, o croata chutou alto demais.
Aos 28 minutos, Modric bateu falta pelo lado esquerdo do campo, ainda na intermediária. A bola cruzou a área e Vrsaljko tocou de cabeça para dentro da área. No tumulto entre os zagueiros, Vida ajeitou para Perisic, que matou com a perna direita, puxou para a canhota e fuzilou para empatar o jogo. A bola desviou levemente no francês Varane, mas o gol foi confirmado para o meio-campista croata.
Cinco minutos depois, a França teve escanteio pela esquerda. Griezmann cobrou, Matuidi disputou com Perisic. Na tentativa de cortar, o croata colocou a mão na bola. Os franceses reclamaram, o árbitro argentino Néstor Pitana consultou o VAR e marcou a penalidade.
Na cobrança, aos 38 minutos, o atacante Antoine Griezmann apenas descolou Subasic, que caiu para o lado esquerdo. A França voltava a estar à frente no placar.
Logo depois de sofrer o segundo gol, a Croácia desceu pela esquerda com Strinic, que passou para Perisic. O meio-campista cruzou para Rebic, mas a defesa da França conseguiu cortar o perigo.
Os croatas voltaram a pressionar os franceses nos minutos finais do primeiro tempo e tiveram uma sequência de escanteios. No terceiro deles, Rakitic bateu e Vida desviou de cabeça, porém não o suficiente para vencer Lloris.
Fonte: R7