Sefaz-AM implanta a mais moderna plataforma de processamento de dados

Unidades IBM System z/Foto: Divulgação
Unidades IBM System z/Foto: Divulgação
Unidades IBM System z/Foto: Divulgação

A partir de hoje (22), até quinta-feira (24), a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) realiza a capacitação de técnicos do seu Departamento de Tecnologia da Informação (Detin), como parte do investimento para a implantação na Secretaria, até o fim deste ano, de uma das mais avançadas plataformas de processamento de dados de alta disponibilidade, a IBM System z, na mais nova versão desenvolvida pela fabricante norte-americana, a zEC12.

Juntos com técnicos da fazenda estadual, também serão capacitados no evento “zDAY Sefaz-AM” técnicos da Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), que participa como parceira no projeto do Governo de dotar a secretaria de Fazenda de uma infraestrutura de Tecnologia da Informação de maior performance, com mais segurança e confiabilidade no processamento de um grande volume de dados 24 horas por dia. É o que exigem, por exemplo, os sistemas da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e de Consumidor Eletrônica (NFC-e), além de todos os serviços disponibilizados virtualmente pela Sefaz-AM.


A capacitação inaugura uma série de outras planejadas até a nova tecnologia ser totalmente implantada, até o fim do ano, explica o diretor do Detin da Sefaz-AM, Francisco Elzenir. Segundo ele, com a nova tecnologia que está sendo incorporada à infraestrutura de Tecnologia da Informação do fisco estadual, os milhões de dados processados diariamente terão uma espécie de “armazenamento de redundância”, ou seja, reserva na Prodam, o mesmo ocorrendo no caso da Prodam em relação aos equipamentos que serão instalados na Sefaz-AM. A ideia é garantir a integridade dos dados e que uma eventual pane, em algum sistema, não seja um problema, para o Estado ou contribuintes.

O especialista em System z da IBM Eduardo Franco explica que essa plataforma adquirida pela Sefaz-AM é a mais moderna existente, utilizada pelos maiores bancos, companhias aéreas e indústrias de todo o mundo. E no Brasil, entre as secretarias de Fazenda, o Amazonas é o primeiro a implantar a mais recente versão, que vem sendo aprimorada pela IBM há cinco décadas. “Exatamente neste ano essa plataforma completa 50 anos de aperfeiçoamentos”, destaca o especialista.

O gerente comercial da IBM em Manaus, Deraldo Almeida Jr., acrescenta que foi investido cerca de US$ 1 bilhão para desenvolver o último mainfraime, o zEntrerprise  dando continuidade ao System z. Essa plataforma, destaca o executivo, traz ganhos de performance, de segurança de dados, de eficiência em empresas e instituições que lidam com um volume muito grande de processamento de dados, sem precisar parar. É um sistema que funciona continuamente, 24 horas por dia, sete dias por semana.

O gerente de Tecnologia, do Departamento de Tecnologia da Informação da Sefaz-AM, César Andrade, lembra que, paralelamente ao investimento que vem fazendo nessa área, a Secretaria também tem investido em soluções energéticas para a garantia do fornecimento contínuo de energia, como por intermédio da implantação de grupos geradores. O objetivo é manter sempre em funcionamento todos os sistemas que a Sefaz-AM utiliza para processar dados e os que possibilitam a Secretaria oferecer serviços online aos contribuintes a partir de seu site (www.sefaz.am.gov.br).

Curso em alto nível – Nos três dias de qualificação dos técnicos na plataforma IBM System z, os servidores da área da Tecnologia da Informação da Sefaz-AM e Prodam passarão por tópicos como “Do Mainframe ao System z”; “Tour zEnterprise EC12”, que é a versão mais atual da plataforma em questão; ao “Computação Mobile e Segurança em System z”.

Todos os temas serão abordados por especialistas da IBM em hardware e software. São eles Ewerson Palacio, com mais de 30 anos de experiência em hardware IBM; Livio João dos Santos de Souza, especialista em Tecnologia da Informação sênior, com mais de 14 anos de experiência em plataformas, sendo mais de 10 anos dedicados ao System z; e  Carlos Eduardo Zorzin, com larga experiência em gerenciamento e implantação de projetos voltados à inteligência de negócios e análises.

Artigo anteriorDivulgada lista de veículos recuperados após operações no interior/AM
Próximo artigoGuindastes alemães agilizarão movimentação de cargas no PIM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui