Amazonas define a estratégia de combate ao desmatamento ilegal

Ministro do Meio Ambiente admite “curva ascendente” de destruição da floresta - foto: socioambiental.org

O Governo do Estado definiu, na manhã desta segunda-feira (19/08), a estratégia de fortalecimento as ações de combate às queimadas não autorizadas e desmatamento ilegal no sul do estado e Região Metropolitana de Manaus (RMM).


O encontro foi realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e definiu o reforço operacional da força-tarefa.

Coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a reunião contou com a presença de representantes do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CMBAM), do Comando Militar do Amazonas (CMA), Delegacia do Meio Ambiente (Dema) e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Na reunião, foi alinhado o roteiro metodológico para apoiar a força-tarefa estadual formada com a assinatura do decreto que declarou situação de emergência no estado por conta do impacto negativo do desmatamento ilegal e de queimadas não autorizadas.

Giuliano Piotto, destacou a importância da ação da força-tarefa – foto: lucyleny Rocha – Sema

Segundo o gerente de Fiscalização do Ipaam, Hermógenes Rabelo, ações de prevenção já vêm ocorrendo nos municípios do sul do Estado e o órgão entrará para fortalecer a operação em campo.

“O Governo do Estado já tem atuado efetivamente no Amazonas para inibir o avanço do desmatamento ilegal do estado. Neste momento, definimos o apoio operacional da equipe que já está em campo. Entraremos com um grupo do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e técnicos do Ipaam para somar esforços”, ressaltou Hermógenes.

Amazonas chama atenção pelo aumento da taxa de desmatamento – foto: socioambiental.org

O chefe do Departamento de Gestão Ambiental e Territorial da Sema, Giuliano Piotto, destacou a importância da ação da força-tarefa. “Esta atuação em conjunto entre órgãos federais, estaduais e municipais amplia o impacto da nossa ação, permitindo maior efetividade tanto nas ações de educação ambiental como de controle”, disse.

Artigo anteriorNovo Ensino Médio no Amazonas capacita cerca de 76 profissionais
Próximo artigoAssassino pede copo com água e em seguida mata homem no São José 3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui