

Os grupos Folclóricos da capital amazonense ‘incendiarão’ a arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Ao todo, 113 equipes de dança regional se apresentarão durante a 58ª edição do Festival Folclórico do Amazonas, a partir do dia 22 de agosto. Entre as novidades deste ano estão o acesso e decesso de todas as categorias, ou seja, as novas agremiações podem avançar em suas categorias.
De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, o festival será democrático e permitirá mudanças na dinâmica do evento. “Agora novas grupos folclóricos podem entrar no festival e tornar a festa única em todo o Estado. O acesso e decesso será válido também para os bumbás. Com isso esperamos que até 2015 possamos trazer os campeões dos municípios do Amazonas para mostrar o trabalho em Manaus”, afirmou.
O evento que este ano é promovido pelo Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus contou com um orçamento de R$ 5,5 milhões. A ideia principal dos órgãos público é fortalecer os Festivais de Rua, para que, dessa forma, os grupos das zonas de Manaus possam subir de categoria. “Foi um processo de construção colaborativa com os realizadores, participantes e brincantes do festival”, informou o titular da ManausCult, Bernardo Monteiro de Paula.
Mudança
Programado para ser realizado em julho deste ano, o festival foi adiado devido problemas administrativos. Após reuniões com a diretoria e coordenadores, chegou-se à data de 22 de agosto, que celebra o ‘Dia do Folclore’’. “A decisão pareceu a melhor possível. Afinal, não começaríamos as apresentações até que todos pagassem as suas pendências. Agora a população e os brincantes já podem aguardar um belo festival”, garantiu Robério.
Programação
O Festival Folclórico do Amazonas acontecerá de segunda à quinta e domingos das 19h30 às 00h00. Nas sextas e sábados terminará sempre 1h. Em todas as noites, o primeiro grupo a se apresentar será da modalidade Garrote, pois conta com a participação de crianças e adolescentes.(PACUlt)