
Considerado como referência no atendimento a pacientes com covid-19, o hospital José Mendes, localizado em Itacoatiara (a 175 quilômetros de Manaus) está sem leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O hospital também não possui respiradores, o que faz com que pacientes graves sejam encaminhados para Manaus.
Alguns respiradores foram comprados, porém estavam com defeito e foram devolvidos e o dinheiro ressarcido ao hospital. Uma empresa privada que tem empreendimentos em Itacoatiara se prontificou de montar 5 leitos de UTI no José Mendes.
Em relação aos profissionais de Saúde, a quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) está suficiente. Álcool em gel também se mantém em quantidade normal.
“A nossa preocupação é que essa ausência de leitos de UTI e já tendo o sistema de Manaus em colapso, alguns pacientes graves vão ter muita dificuldade de atendimento. Então o Ministério Público já está analisando que ação caberá ser feita com relação a essa falta de leitos no hospital”, afirmou a promotora Tânia Feitosa.