
Governo do Amazonas instalou serviços exclusivos de testagem rápida para profissionais de saúde, um deles funciona em sistema de drive-thru
Balanço parcial da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) aponta, até o momento, para 1.279 profissionais de saúde confirmados com Covid-19 em Manaus, desde o início da pandemia. O número representa 5,5% dos 23.176 profissionais de saúde da capital na rede pública e privada.
Ainda segundo os dados da FVS-AM, 193 estão em isolamento domiciliar, 272 estão fora do período de transmissão, 25 internados – 19 em leitos clínicos e 06 em UTI. Foram contabilizados até o momento 12 óbitos, que corresponde a uma letalidade 0,93%.
Para a secretária estadual de Saúde, Simone Papaiz, o número de profissionais infectados é preocupante.
“De um modo geral, não temos falta de EPIs. Estamos revendo alguns fluxos nas unidades para aumentar nível de proteção dos profissionais, verificando as necessidades de mudança na distribuição dos equipamentos para aumentar o nível de segurança dos trabalhadores que estão na linha de frente. Também precisamos rever as práticas diárias, como a paramentação, desparamentação e manuseio dos EPis”, afirma Papaiz, que se recupera de Covid-19.
