



Em solenidade presidida pelo governador José Melo, na manhã de hoje, terça-feira (14), tomou posse no cargo, o novo procurador-geral de Justiça do Estado do Amazonas, promotor Carlos Fábio Braga Monteiro, o mais votado entre os três nomes enviados ao Executivo estadual, após eleição interna no Ministério Público do Amazonas (MPE-AM), realizada no último dia 12 de setembro. A escolha do procurador-geral é feita pelo governador do Estado a partir desta lista tríplice.
“Eu, democrata que sou, nomeei o que obteve o primeiro lugar na votação, e tenho certeza que teremos uma relação das mais proveitosas do ponto de vista institucional entre o entre o Ministério Público e nosso Governo; e entre o Ministério Público e a sociedade”, declarou o governador José Melo sobre o processo de escolha do novo dirigente da instituição. O procurador Francisco Cruz, que deixa o cargo após dois mandatos, também enalteceu a escolha pelo mais votado no pleito ministerial. “A decisão foi a mais rápida da história. Quando levei a lista, o governador olhou e decidiu em cinco segundos. Disse que nomearia o mais votado”, disse o ex-procurador-geral.
Em seu discurso, Fábio Monteiro também reconheceu e enalteceu a decisão do governador. “Agradecemos pela postura elegante e democrática em escolher o mais votado mesmo sendo livre para escolher qualquer um da lista. Obrigado pela deferência ao meu nome e respeito ao Ministério Público”, afirmou.
De acordo com o governador José Melo, a relação entre o Ministério Público e o Governo do Amazonas tem sido republicana e construtiva para as duas instituições e para a população amazonense. Melo destacou o bom trabalho desempenhado pela gestão do procurador Francisco Cruz e declarou que espera a mesma relação com o novo gestor.
Fábio Monteiro recebe o comando do MPE-AM assumindo compromissos em melhorar as condições de trabalho dos servidores e membros da instituição, convocar os aprovados em concurso público, realizar novos concursos para promotores e servidores, além de propor uma gestão que abrirá as portas às entidades que representam os membros e os servidores da instituição. “Seremos propositivos e daremos vez e voz ao presidente da associação dos promotores e dos servidores. Faremos uma administração para todos e por todos”, declarou o procurador-geral após ser empossado no cargo.
Histórico e currículo – Carlos Fábio Braga Monteiro ingressou no MPE-AM em janeiro de 1996, realizando estágio de adaptação em diversas varas da capital antes de ser designado para assumir a promotoria na Comarca de Parintins, onde ficou até 2003, quando foi promovido ao cargo de Promotor de Justiça de 2ª Entrância e assumindo a 12ª Promotoria de Justiça com assento à 6ª Vara Criminal da capital.
A partir de 2004 atuou na 14ª Promotoria de Justiça, com assento ao 1º Tribunal do Júri Popular da Capital. Em 2011 foi designado para exercer o cargo de Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e de Combate ao Crime Organizado (CAO-Crimo), permanecendo na função até julho de 2014. Neste período também exerceu representação do MPE-AM no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.
Fábio Monteiro concorreu em três eleições ao cargo de procurador-geral de Justiça, sendo o mais votado na última, em 2014. Ele obteve 72 votos; o segundo colocado foi Alberto Nascimento, com 56 e o terceiro Paulo Stélio, com 49. De 2007 a 2011, o promotor também exerceu o cargo de presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP).