Bolsonaro incentivou ‘uma mexida ideológica’ nas questões do próximo Enem

Bolsonaro tira "a cara do fogo" e manda Milton Ribeiro, pra rua - foto: recorte/rede

Em meio à repercussão da declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começou a ter a “cara do governo”, o jornal O Estado de S. Paulo publica hoje que a gestão Bolsonaro cortou questões do próximo exame, que será aplicado a partir do próximo domingo.


De acordo com a reportagem, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) passou a imprimir a prova previamente neste ano com a intenção de que mais pessoas tivessem acesso ao exame antes da aplicação.

A intenção de mexer no exame, entretanto, vem desde a eleição de Bolsonaro, em 2018. Ele criticou uma questão que mencionava o dialeto de gays e travestis. No primeiro ano da gestão, foi criada uma comissão para avaliar o Banco Nacional de Itens do Enem a partir da “realidade” do Brasil.

O então ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que as questões não seriam carregadas “com tintas ideológicas”. No mesmo ano, desaconselhou o uso de 66 questões por promover “polêmica desnecessária”, “leitura direcionada da história” ou ferir “sentimento religioso”.

A informação é do Estadão.

Bolsonaro recua

Bolsonaro recua e diz que não viu as provas do Enem, mas afirma que testes tinham ‘ativismo político e comportamental’.

Nesta quarta-feira (17), ele jura que não viu as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, mas voltou a atacar a prova ao afirmar que os testes tinham “questões esquisitas” e de “ativismo comportamental”.

Na terça-feira, ele disse que o Enem “começava a ter a cara do Governo”. “Não, não vi. Eu não vejo, não tenho conhecimento”, disse durante viagem ao Catar.

Vergonha em Dubai:

Artigo anteriorInflação alta deve afugentar consumidores das Black Friday, diz CNC
Próximo artigoMáquina móvel pode detectar bitucas de cigarro em praias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui