
Aproximadamente 40 municípios amazonenses devem se regularizar até o próximo dia 25 para evitarem o “apagão” de TV. Na lista estão Alvarães, Atalaia do Norte, Fonte Boa, Guajará, Ipixuna, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Tabatinga, Uarini, entre outros.
Até hoje, muitos municípios possuem apenas o sinal analógico. Cabe aos prefeitos dessa cidade, ou responsável legalmente constituído ou indicado, preencher um formulário disponibilizado na página do Programa Digitaliza Brasil.
Por meio do programa, é possível encontrar dados detalhados da implantação do Digitaliza Brasil, como a quantidade de prefeituras e canais interessados na migração do sinal. A partir daí as prefeituras terão que aguardar a avaliação do Ministério das Comunicações, que verificará se os interessados cumprem os requisitos e critérios para, então, qualificar os municípios.
Assim que o resultado for divulgado, as prefeituras que forem aprovadas terão que firmar compromisso com o Ministério das Comunicações, assinando um Termo de Adesão ao Programa Digitaliza Brasil.