
Sua excelência o professor Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, o grande líder político amazonense, se vivo estivesse, estaria inteirando 94 anos neste dia 23 de fevereiro de 2022. Ele faleceu na manhã de domingo, de 21 de julho de 2009, aos 81 anos.
Para mim, Gilberto é uma lenda, é a matriz de toda uma geração política do Estado do Amazonas, que já se mantem por mais de 30 anos e com inúmeros filhos políticos.
Gilberto era o ‘Boto Navegador’, sua excelência de uma inteligência e perspicácia única. Ele foi na verdade, o primeiro político amazonense a enfrentar o mundo exterior, na defesa da floresta amazônica e da nossa biodiversidade renovável.
Na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1982, mais conhecida como Eco-92 ou Rio-92, Gilberto Mestrinho foi confrontado por um ambientalista sobre o manejo de jacarés, na região da cidade de Nhamundá, onde segundo ele, existiam uma população gigantescas destes animais e, só em um lado do rio existiam mais de 2.000 exemplares.
O pesquisador questionou como ele sabia o número de jacarés no rio, de que forma ele teria contado os jacarés? – Com a calma e a tranquilidade que lhe era peculiar, levantou-se e respondeu para o ambientalista: “É porque eu contratei a mesma pessoa que o senhor contratou para contar o número de árvores derrubadas no Amazonas” – sorrisos na plateia.
A sabedoria cabocla, de Gilberto Mestrinho, certamente não previu que o seu legado, que a sua escola política permanecesse por todos esses anos como cartilha obrigatória para os ‘velhos e novos’ políticos do Amazonas.

Governador
A pós voltar do exílio, após ser anistiado, Gilberto Mestrinho foi eleito o primeiro governador no período de abertura política do País, em 1983. Gilberto Mestrinho também governou o Estado entre 1959 e 1963. Antes, com a tomada do poder pelos militares, ele foi cassado e exilado em 1964.
Gilberto será sempre uma referência na política do Amazonas. Sua escola ainda será lembrada por muitas gerações.

Professor José Melo