
Entre tantas alegrias que tive como Governador do Amazonas, uma delas foi a de lançar o Programa Banco do Povo, que era vinculado ao AFEAM e por conta dele, foi possível viabilizar vários projetos de relevância para o Estado.
Através do Banco do Povo foi possível fazer empréstimos a micro e pequenos produtores, comerciantes e prestadores de serviços, com o menor juros do Brasil. Em 2015 foram destinados mais de 83 milhões de créditos. Em 2016 mais de 50 milhões. Financiamentos que abriram muitas oportunidades para os trabalhadores do Amazonas.
Se milhares de produtores sustentam as suas famílias, no campo, nos serviços, no comércio e nas indústrias do setor primário (laticínios, borracha, castanha e outros) é porque o Banco do Povo fez o seu trabalho.

Saúde ‘Todos Pela Vida’
Está gravado na minha memória a alegria vista nos semblantes das pessoas, quando o barco da saúde ‘Todos Pela Vida’ aportava nas comunidades e nas sedes dos nossos municípios.
O barco foi equipado pelo nosso Governo para fazer consultas médicas, nas especialidades de clínica geral, pediatria, oftalmologia e odontologia, além de exames de câncer e do colo de útero, oferecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) em parceria com o Exército.

Os números destas incursões também contabilizaram a distribuição de medicamentos básicos, entrega de óculos de grau, próteses dentárias, cadeiras de rodas e muletas.
As idas ao interior do Amazonas incluía visitas domiciliares de assistentes sociais e psicólogos da Seas e, encaminhamentos de idosos, crianças e deficientes para o Centro Especializado de Referência da Assistência Social (Creas), para serem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e terem acesso os benefícios sociais do Governo Federal, como o Programa Bolsa Família.
Tive muito orgulho de, como Governador, proporcionar todos estes benefícios sociais às comunidades ribeirinhas e às pessoas nas sedes dos municípios do Amazonas.
Professor José Melo