
Para garantir que boa parte dos eleitores aptos a votar exerçam sua cidadania, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) vai ampliar o horário de funcionamento. O atendimento será ampliado nos cartórios eleitorais da capital e do interior, além da Central de Atendimento ao Eleitor (Cate).
Segundo o diretor-geral do TRE-AM, João Victor Pereira Martins da Silva, até a próxima quarta-feira (4), os serviços de atendimento aos eleitores serão realizados de segunda a sexta feira, de 8h às 17h, e aos sábados e domingos de 8h às 14h.
O voto no Brasil é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos. Nas eleições deste ano, a votação em primeiro turno acontecerá no dia 02 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.
Estão aptos a votar nas eleições de 2022 eleitoras e eleitores que apresentam situação regular perante a Justiça Eleitoral. Ou seja, que não têm pendências que os impeçam de exercer o direito ao voto. Aquele que fizer 16 anos no dia das eleições poderá tirar o título normalmente, mas o documento terá validade somente a partir da data em que completar a idade mínima para votar de forma facultativa.