


Clientes e funcionários de um supermercado localizado na rotatória da feira do produtor na Avenida Autaz Mirim, Zona Leste, passaram mal depois que ocorreu um vazamento de gás na tarde de hoje, segunda-feira (22).
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, foram enviados ao local um total de 5 viaturas, sendo duas viaturas de combate à incêndios, duas de apoio e uma unidade de resgate.
Ao chegar ao local foi constatada a existência de um grande vazamento de gás tipo amônia, usado para refrigerar os produtos da empresa. Os bombeiros adentraram ao local munidos de equipamentos de proteção respiratória.
A equipe do bombeiro acessou o local e com a orientação do responsável pelo sistema de resfriamento fechou as válvulas.
No local existia um reservatório com capacidade para 2000 litros de amônia. Segundo a informação do técnico, o reservatório só possuía 600 litros de amônia na oportunidade. Com o fechamento da válvula, constatou se que metade do produto tinha vazado.
A causa provável é que uma das tubulações tenha se danificado e acabou permitindo o vazamento. A ação no momento foi interromper totalmente o fornecimento do gás para as demais tubulações e assim deixar sob a responsabilidade da empresa e da perícia técnica a manutenção do sistema de refrigeração.
A amônia não chega a ser um gás inflamável, mas é sufocante, principalmente se estiver em grande concentração num ambiente, por sua capacidade expulsar o oxigênio do ambiente.
Ao todo 06 pessoas vieram a passar mal, mas nenhuma teve nada mais grave. O gás causa apenas tontura, mas se estiver em um ambiente fechado, pode causar asfixia.