
Fundação Manaus Esporte (FME), ressalta que as portas dos 17 núcleos esportivos espalhados pela capital amazonense estão abertas, para que os cidadãos possam iniciar 2023 incluindo a atividade física no cotidiano.
Para saber sobre a localização e atividades oferecidas pelo núcleos esportivos, o cidadão pode entrar em contato pelo WhatsApp da FMT (92) 8802-3195, ou acessar o Instagram da instituição.
Além das ações realizadas em prol do esporte, como o “Manaus Esportiva” e a “Faixa Liberada”, e da Saúde Municipal, ao longo da gestão, o prefeito David Almeida também busca cuidar do corpo e da mente, com a prática de atividades físicas regulares, sendo um exemplo de pessoa desportista.

“A prevenção começa com nossos hábitos. Entre corrida e musculação, procuro fazer atividades físicas cinco vezes por semana. Não só para servir de exemplo para a população, mas também para cuidar de mim mesmo. Me sinto uma pessoa mais forte, mais preparada e resiliente. Além da parte mental, me ajuda a aguentar as pressões que o cargo me impõe. As atividades me auxiliam muito nessa direção”, destaca Almeida.
A falta de práticas esportivas representa um dos fatores de risco para o desenvolvimento e agravamento de doenças não-transmissíveis (DNTs), como diabetes, hipertensão arterial, câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias.
Em outubro de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou o primeiro relatório global sobre atividade física, com dados preocupantes sobre os impactos do sedentarismo na população mundial. A estimativa é que até 2030, cerca de 500 milhões de pessoas possam desenvolver essas doenças.

A FME tem uma importante responsabilidade no processo de levar as atividades físicas a todos, possibilitando que a população tenha à disposição, locais adequados e profissionais capacitados. A relevância da prática esportiva não fica apenas no discurso, surge como exemplo. O presidente da FME, Aurilex Moreira, também é maratonista, assim como o prefeito.
“A Prefeitura de Manaus tem a responsabilidade de mudar um dado preocupante, de sermos uma das capitais com mais pessoas obesas do país, em função dos nossos costumes. Vejo a atividade física como um dos principais vetores para a qualidade de vida. Como pudemos ver nos estudos da OMS, a longo prazo, as consequências do sedentarismo não são nada boas. Por meio dos núcleos esportivos, tentamos fazer com que a população adquira novos hábitos, se divirta e tenha vida longa”, comentou.
Atualmente, 17 núcleos da Prefeitura de Manaus funcionam com diversas modalidades, encurtando o caminho para fortalecer as ações de qualidade de vida. Identifique o núcleo mais próximo da sua residência, compareça e matricule-se na atividade que mais lhe agradar.