GM e Volkswagen iniciam férias coletivas em meio a queda das vendas

Foto: Recorte

As montadoras General Motors e Volkswagen concedem, a partir desta segunda-feira (27), férias coletivas a funcionários de algumas linhas de montagem. A determinação vai em linha com o anunciado por outras empresas do setor e ocorre em meio à queda da venda de veículos novos.


Na unidade da Volkswagen instalada no Vale do Paraíba, as férias coletivas iniciadas afastam 2.000 trabalhadores até o dia 7 de abril. A empresa alega falta de componentes para a produção e descarta que o movimento seja motivado por uma queda nas vendas.

Com relação à General Motors, a justificativa para o recesso é a readequação da produção após as demissões realizadas no final do mês de fevereiro. As férias coletivas serão concedidas para 80% da fábrica, até o dia 13 de abril.

“A interrupção do processo de demissões foi um importante avanço na busca pela estabilidade e dará um fôlego para continuarmos na luta em defesa dos empregos”, disse o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Valmir Mariano.

Em fevereiro, o setor automotivo já amargou a menor produção para fevereiro dos últimos sete anos, com a montagem de 161,2 mil veículos. Com relação aos emplacamentos, a queda na comparação com 2022 foi de 2,68%. O movimento vai em linha com a manutenção da taxa básica de juros no maior nível desde 2017, o que inibe a aquisição de bens financiados.

Na semana passada, as montadoras Stellantis (dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën) e Hyundai também concederam férias coletivas a parte de seus funcionários.

Fonte: R7

 

Artigo anteriorNovo Airão será transformado em Destino Turístico Inteligente
Próximo artigoSuper Tech Week apresentará projetos de alto impacto tecnológico e social

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui