
O prefeito do município de Tapauá-AM, Gamaliel Andrade (PSC), foi preso pela Polícia Federal no Aeroclube de Manaus, na tarde desta segunda-feira (8), tentando embarcar em um avião.
Segundo informações, o político foi detido portando cerca de 100 mil reais em dinheiro, sem justificativa para a origem dos valores.
A ação da Polícia Federal ocorreu após uma denúncia anônima, que vinha seguindo os passos do prefeito nos últimos dias e, que tinha conhecimento de possíveis irregularidades no seu mandato. Após a prisão, ele foi conduzido ao Departamento de Polícia Federal para prestar esclarecimentos.
A atitude do prefeito de carregar uma quantia tão expressiva em dinheiro sem justificar a origem dos valores levanta suspeitas sobre a sua conduta como gestor público, o que pode configurar crime de corrupção ou lavagem de dinheiro, o que deve ser investigado pela Polícia Federal.
Corrupção
A prisão do prefeito Gamaliel Andrade é mais indício de que a Justiça está corrigindo irregularidades cometidas por gestores públicos e, que não está tolerando atitudes que prejudiquem a população e o erário.
As investigações em torno do caso devem avançar nos próximos dias.
Atualização
Segundo a fonte policial, Horas depois à prisão, houve interferência política e o prefeito foi ‘liberado’, seguindo para a sua cidade onde procurou fez aparições públicas, para tentar abafar o caso.