

Enquanto a reforma administrativa do Estado não sai, as mudanças e arranjos continuam acontecendo na esfera municipal de Manaus. Nesse dia (20), deve ser anunciado o novo secretário Municipal de Juventude, Esportes e Lazer (Semjel) e da Secretaria Municipal de Administração (Semad). Nas duas pastas entram o vereador Sildomar Abtibol (Pros) e o ex-vereador Luiz Alberto Carijó (PTB), que por sinal, é 1º suplente de vereador na vaga de Abtibol.
As mudanças fazem parte de acordos políticos firmados antes das eleições para a presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), quando Sildomar “abdicou” da indicação para a presidência da Casa, em troca de uma secretaria. O prêmio lhe será dado agora e à reboque, tenta trazer o apoio do governador José Melo para o início das obras na esfera municipal.

Sendo assim, quem assumirá a vaga na CMM é o segundo suplente, Joelson Silva (PHS), aliado do deputado federal Silas Câmara (PSD). Ou seja, mais um acordo para o prefeito garantir o apoio da igreja Assembléia de Deus, em 2016. Os arranjos, não mudam muito o panorama administrativo da Prefeitura de Manaus, nessa gestão.
O problema da cidade é de mobilidade urbana e de infraestrutura. A Secretaria Municipal de Obras, Serviços Básicos e Habitação – SEMOSBH, que mudou de nome e agora se chama Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), não está atendendo as necessidades da cidade como proposto.
Diante do troca-troca de secretários, nomes de secretarias e acomodações de futuros e atuais aliados, o que fica, é a impressão de que a única coisa que se está fazendo na administração do prefeito Arthur Neto, são arranjos para garantir a sua reeleição em 2016.