
Os rios Negro, Solimões e Amazonas iniciaram o período de vazante, ou seja, processo de descida do nível das águas. Os três são os principais rios que formam a Bacia do Rio Amazonas, no norte do país.
De acordo com o monitoramento feito pelo Sistema de Alerta Hidrológico da região (SAH Amazonas), operado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), as descidas estão normais para o período. Além disso, o Rio Amazonas manteve o processo de recessão nas estações monitoradas e registrou, ao longo da semana, descidas médias diárias de 4 cm em Careiro da Várzea e Itacoatiara, e 3 cm em Parintins.
As estações dos rios Negro, em Manaus (AM), e Solimões, em Manacapuru (AM), registraram descida média diária de 5 cm. Segundo o boletim, em Manaus a cota atingiu 27,30 m e, em Manacapuru, 18,32 m. Neste ano, os rios atingiram respectivamente as cotas máximas de 28,30 m (em 13 de junho) e 19,20 m (em 14 de junho).
Já a estação do Solimões, em Tabatinga, que estava em fase de recessão intensa, estabilizou e se aproxima da faixa de normalidade para a época, com cota de 4,65 metros. No Alto Rio Negro, o rio voltou a subir, após ter estabilizado; e a cota, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), registrou 9,82 m. A região é localizada em área conhecida como Cabeça de Cachorro, que engloba também a cidade de Santa Isabel do Rio Negro (AM).