
Moradores denunciam a morte de vários espécies de peixes nos rios da comunidade São João do Jandira. O motivo da mortandade é uma obra irresponsável feita pela prefeitura de Iranduba, que fechou o igarapé Santa Rosa e tirando o oxigênio da água.
Vídeo feito por comunitário avisa que uma grande quantidade de peixes está morrendo e outros já morreram no Igarapé do Santa Rosa, na comunidade São João, em Iranduba (a 35 quilômetros de Manaus).
De acordo com os moradores, a prefeitura, sob o comando de Augusto Ferraz, fechou o igarapé para fazer um aterro e não colocou bueiros adequados.
Com isso, vários peixes estão morrendo pela falta de oxigênio no igarapé. Os animais mortos podem ser vistos ao longo de quilômetros do igarapé.
A morte dos peixes pode resultar em prejuízos financeiros para os comunitários. Além disso, a situação pode ser considerada como crime ambiental.
Os moradores lamentam a situação e pedem ajuda às autoridades. “Pelo Amor de Deus, façam alguma coisa”, lamenta morador do Jandira em vídeo.
A área do igarapé é usada pelos peixes para desovar e procriar. Com o aterro realizado, a represa teria sido fechada fazendo com que a água fique sem oxigênio, o que tem levado a morte dos peixes no local.
Assista os vídeos: