
A Receita Federal começa a pagar nesta quinta-feira (31) o quarto lote da restituição do Imposto de Renda (IR) 2023 para mais de 6 milhões de pessoas, incluindo prioritários e não prioritários.
Nesta nova leva, o Fisco irá desembolsar R$ 7,5 bilhões em crédito bancário, sendo R$ 914.419.749,81 referente ao quantitativo de pessoas com prioridade.
Ao todo serão 6.118.310 contribuintes que terão direito ao lote. Também serão contemplados 5.761.117 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 29 de maio.
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária ou poupança que esteja no nome do declarante e informada na declaração. O pagamento também pode ser feito por indicação da chave Pix.
Caso o depósito não for realizado, por exemplo, se a conta informada for desativada, os valores ficarão salvos para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Para consultar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Na página, o declarante pode realizar uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode fazer a retificação das informações que estejam equivocadas.