
A Prefeitura de Manaus está intensificando seus esforços para proteger os recursos hídricos e os ecossistemas urbanos, avançando com a instalação de uma segunda ecobarreira nos igarapés da cidade. Na manhã desta segunda-feira, 22 de abril, o prefeito David Almeida vistoriou a ecobarreira instalada no igarapé dos Franceses, na zona Centro-Oeste.
David Almeida destacou a importância das ações para enfrentar os problemas de poluição e acúmulo de resíduos nos igarapés: “Os igarapés desempenham um papel vital em nosso ecossistema, mas, frequentemente, estão sujeitos a problemas de poluição e acúmulo de resíduos, comumente descartados de forma inadequada pela população”. Ele ressaltou que as medidas adotadas incluem não apenas a instalação de ecobarreiras, mas também a limpeza dos igarapés, educação ambiental nas escolas e outras ações de preservação.

A limpeza dos igarapés é realizada diariamente por equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que percorrem 60 quilômetros de orla para recolher os resíduos. Segundo o secretário da Semulsp, Sabá Reis, entre janeiro e dezembro de 2023, foram realizadas mais de 1.300 ações de limpeza, resultando na coleta de mais de 10 mil toneladas de resíduos.
As ecobarreiras são parte dessas medidas e têm se mostrado eficazes na captura de detritos flutuantes, contribuindo para a despoluição dos rios e igarapés. Desde a instalação da ecobarreira-piloto no igarapé Beira-Rio, há quase quatro meses, já foram retidas quase 30 toneladas de lixo.
A próxima etapa inclui a implantação de uma ecobarreira no igarapé do Passarinho, na zona Norte da cidade. Para mais informações sobre como se envolver ou apoiar essas iniciativas, os cidadãos podem acessar o site da Prefeitura de Manaus ou entrar em contato pelos números de WhatsApp ou telefone fornecidos.
A instalação das ecobarreiras representa um passo fundamental para mitigar os impactos da poluição nos igarapés de Manaus, promovendo a conscientização ambiental e oferecendo à comunidade uma oportunidade de fazer a diferença.