

Na segunda-feira (30), o governador José Melo lança o programa “Banco do Povo”, em Manicoré, a 332 quilômetros de Manaus, em solenidade que ocorrerá ãs 10h00, no Centro Juvenil Salesiano, na Praça da Matriz, centro do município.
Com melhores condições de financiamento e orientação especializada para o desenvolvimento do negócio, o “Banco do Povo”, que começa pelo interior do Amazonas, visa incentivar a geração de novas atividades econômicas, fomentando emprego e renda.
O “Banco do Povo”, uma das principais promessas de campanha do governador José Melo, é mais que um programa de financiamento popular, pois consiste em um mecanismo de incentivo ao empreendedorismo ao facilitar o acesso ao crédito aos pequenos negócios. Juros de 3% ao ano, isenção de IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros) e a orientação especializada são grandes atrativos do programa, que será coordenado pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
Além de emprestar dinheiro, o banco também vai ajudar a formatar o empreendimento, reduzindo os riscos de falência. A orientação será realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab), etapa obrigatória na análise técnica para concessão de crédito.
As linhas de empréstimo são exclusivas para produtores rurais, microempreendedores individuais, profissionais liberais, trabalhadores autônomos e micro e pequenas empresas.
Além de Manicoré, o “Banco do Povo” também inicia os atendimentos em Manacapuru, com lançamento na quarta-feira, 1º de abril. Nesses dois municípios, que funcionarão como unidades-polo, os postos de atendimento da Afeam atenderão demanda de cidades próximas. Também está previsto para abril o início do programa em Manaus. A implantação de outras unidades-polo será feita gradativamente ao longo do ano.