Parque Gigantes da Floresta é inaugurado para promover a alegria das crianças de Manaus

Foto: Divulgação

Com o objetivo de resgatar a alegria da primeira infância das crianças de Manaus, a Prefeitura, através do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e em parceria com o Governo do Amazonas, inaugurou na noite de quinta-feira, 4 de julho, o parque Gigantes da Floresta. Localizado entre os bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, nas zonas Leste e Norte, o novo espaço é único na região Norte do Brasil, abrangendo mais de 18 mil metros quadrados e oferecendo um mergulho na fauna e flora amazônica com mais de 80 animais esculpidos.


O prefeito David Almeida destacou que a inauguração da primeira etapa do parque visa permitir que as crianças manauaras possam vivenciar experiências raras e naturais, longe da tecnologia. “As crianças precisam voltar a ser crianças. Hoje, infelizmente, alguns pais terceirizam a criação dos seus filhos para tablets e celulares. Este parque é uma oportunidade para que elas voltem a interagir, correr, brincar e explorar a natureza,” explicou Almeida.

O parque foi inaugurado com seis cenários temáticos: répteis (como cobras e jacarés), anfíbios (sapos), primatas e mamíferos (macacos), grandes felinos (como onças e panteras), além de um cenário central com peixes como tucunaré e pirarucu. O parque conta ainda com a maior praça molhada da cidade, de 3,6 mil metros quadrados, tendo ao centro a “Árvore da Vida”, uma estrutura de 15 metros de altura que funcionará com esguichos de água num labirinto de folhas de aço.

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, destacou a importância do parque para as zonas Norte e Leste, áreas que há anos foram negligenciadas pelo poder público. “Essa obra leva serviços de qualidade para uma região que cresceu de forma desordenada desde a década de 90,” afirmou.

Foto: Divulgação

Os cenários foram projetados para todos os públicos, com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD). O parque conta com sete conjuntos de playground, cinco conjuntos de balanços, brinquedos inclusivos e um balancinho. Além disso, há sinalização e lixeiras padronizadas para lixo reciclável e orgânico.

Carlos Valente, diretor-presidente do Implurb, ressaltou que o novo espaço público promove o convívio e a interação entre crianças, desenvolvendo um sentimento de comunidade. “Esse é um ponto de encontro para a comunidade, promovendo saúde, bem-estar e conexão com a natureza,” afirmou Valente.

A segurança do parque será garantida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com câmeras, guardas municipais em ronda 24 horas, e equipes de monitores para orientar e cuidar das crianças e jovens. O parque também possui um conjunto de banheiros acessíveis.

O Gigantes da Floresta se soma ao parque Amazonino Mendes, criando uma área total de 134 mil metros quadrados de urbanidade, lazer, esporte e entretenimento na capital. Os animais esculpidos no parque são obras de arte feitas com técnicas de construção e acabamento por artistas locais, proporcionando um ambiente interativo e lúdico tanto para crianças quanto para adultos.

Artigo anteriorJovem sofre tentativa de sequestro no Mutirão
Próximo artigoCarreta de Saúde do Amazonas chega a Iranduba com exames de imagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui