
Pedro Nunes, atleta de lançamento de dardo, foi oficialmente convocado para as Olimpíadas de Paris nesta segunda-feira (08/07). A convocação foi anunciada por meio de uma live nas redes sociais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Pedro conta com o apoio do Governo do Amazonas, através dos projetos Amazonas nas Olimpíadas de Paris e Bolsa Esporte Estadual.
“O Pedro é a prova de que o trabalho de incentivo do governador Wilson Lima aos talentos do esporte no Amazonas está dando certo. Estamos orgulhosos de apoiá-lo nessa caminhada”, afirmou Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Aos 25 anos, Pedro Nunes ocupa atualmente a 13ª posição no ranking da World Athletics, que contempla 32 vagas para os jogos. Ele é o primeiro representante do estado a conseguir uma vaga desde Sandro Viana, que conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim em 2008.
“Esse momento está marcado na história. Vamos ter representantes nas Olimpíadas e estou feliz com o resultado. É um momento único. Todo atleta que se dedica a vida inteira ao esporte quer chegar até aqui”, destacou Pedro Nunes.
A convocação de Pedro é fruto de seu desempenho excepcional em grandes competições. No Campeonato Sul-Americano de Atletismo, realizado em São Paulo, ele alcançou a marca de 80,26 metros no lançamento de dardo, conquistando a medalha de ouro e garantindo sua vaga no Campeonato Mundial de Atletismo 2023, em Budapeste.
Além disso, Pedro quebrou o recorde brasileiro de lançamento de dardo no GP Loterias Caixa de Atletismo, em maio de 2023, também em São Paulo, com a impressionante marca de 83,89 metros. Agora, o foco de Pedro está nos Jogos Olímpicos de Paris, que começam no dia 26 de julho e vão até 11 de agosto.