
Nesta quarta-feira (24/07), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) promoveu a 131ª reunião da Câmara Setorial da Bioindústria, abordando a inserção de produtos locais derivados da bioeconomia no mercado local. Durante o encontro, foram discutidos futuros eventos centrados neste tema, como a ExpoAmazônia Bio&Tic e a ExpoSuper Amazônia, que ocorrerão ainda este ano.
O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, destacou a importância da reunião para alinhar as pautas relacionadas à bioeconomia, especialmente aquelas referentes à construção do Plano Estadual de Bioeconomia. “Essa reunião tem o propósito de nortear nossas ações, a partir de um mapeamento daquilo que está acontecendo. Essa é a relevância do encontro: dar um direcionamento para nós e mostrar à sociedade o que estamos fazendo”, destacou Medeiros.
Diego Ken Osoegawa, segundo secretário da Rede de Meliponicultura do Estado do Amazonas, destacou a reunião como um espaço crucial para a discussão entre diversas instituições e enfatizou o papel da bioindústria na formulação de políticas que beneficiam os produtores locais. “Esse é um espaço importante para a cadeia de valor da meliponicultura e para que as pessoas também consigam avançar nessa discussão regulatória, diminuir algumas critérios que não são cabíveis quando a gente pensa nos produtos das abelhas.
A reunião contou ainda com a presença da secretária das Câmaras Setoriais, Ana Velloso; do presidente da Associação Amazonense de Supermercados (Amase), Alexandre Zuqui; membros do Departamento de Bioeconomia (DBA) da Sedecti, além de representantes de diversos.