
O Governo Federal avançou no projeto da ferrovia Transnordestina, com um investimento de R$ 15,2 milhões voltado para o trecho que conecta o Porto de Suape a Salgueiro, em Pernambuco. O contrato, firmado entre a Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, e o Consórcio Estratégica – Prosul, foi publicado no Diário Oficial da União, marcando a primeira grande iniciativa do tipo em 14 anos.
O consórcio, formado pelas empresas Estratégica Engenharia Ltda e Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda, será responsável pela elaboração do projeto básico e executivo do segmento greenfield da ferrovia, o que envolve a revisão de estudos e traçados já existentes. Esse projeto de engenharia é fundamental para o início das obras, previsto para 2025.
O trecho entre Suape e Salgueiro possui 520 quilômetros, dos quais aproximadamente 250 quilômetros pertencem ao segmento greenfield. O cronograma total para a execução dos serviços é estimado em 18 meses, com a entrega dos primeiros 55 quilômetros do projeto prevista para quatro meses. A aprovação desses documentos permitirá que a Infra S.A. inicie o processo de licitação para as obras.
A Ferrovia Transnordestina é um projeto estratégico para reduzir os custos logísticos na Região Nordeste, impulsionando o desenvolvimento econômico da área.
Foto: Portal Jornal do Norte