
O Guinness World Records confirmou nesta quinta-feira (28) que o cearense João Marinho Neto, de 112 anos e 52 dias, é o homem mais velho do mundo. O título foi atribuído após a morte do britânico John Tinniswood, que detinha a marca e faleceu na última segunda-feira (25).
Nascido em 5 de outubro de 1912, em Maranguape (CE), João cresceu na zona rural de Apuiarés, onde vive atualmente em um lar de idosos devido a um problema de visão — seu único problema de saúde, segundo a família. Ele tem sete filhos (uma já falecida), 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.
João atribuiu sua longevidade ao convívio com pessoas queridas. “O segredo é estar cercado de boas pessoas e manter os amados por perto”, publicou o Guinness.
O LongeviQuest, grupo especializado em supercentenários, já havia reconhecido João como o homem mais velho da América Latina em abril de 2024, após o falecimento do venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, de 114 anos.
A família comemora o reconhecimento. “Estamos todos muito felizes. Ele vive bem, se alimenta bem e regulamenta os filhos pela voz. É um homem alegre e muito querido por todos”, declarou Marcos Vinícius, filho de João, que também confirmou que o pai tem ciência do feito. “Ele sempre pergunta: ‘Tem alguém com a minha idade?’”.
O Guinness lamentou a morte de Tinniswood, destacando a solidariedade à família do britânico.
Fonte: g1