
O Kremlin informou neste sábado (28) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pelo acidente com o avião da Azerbaijan Airlines, que deixou 38 mortos na quarta-feira. O incidente ocorreu no espaço aéreo russo.
“Putin expressou suas condolências às famílias das vítimas e desejou rápida recuperação aos feridos”, destacou o comunicado oficial.
A aeronave, um Embraer 190, realizou o voo J2-8243 de Baku (Azerbaijão) para Grózni (Chechênia) e precisou fazer um pouso de emergência em Aktau, no Cazaquistão. Entre os 62 passageiros, havia cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão. O acidente também deixou 29 feridos.
Causas do acidente
Investigações apontam que o sistema de defesa aérea russo pode ter abatido o avião por engano, ao confundi-lo com um drone. Em conversa com Aliyev, Putin reforçou a versão russa de que a queda ocorreu devido a drones ucranianos que tentaram atacar a aeronave. Ele admitiu que o sistema de defesa estava ativo no momento, mas afirmou que visava os drones.
Aliyev informou a Putin que a companhia aérea concluiu que a aeronave foi alvo de “interferência externa e técnica” durante o voo.
Fonte: Veja