

O delegado federal Leandro Almada da Costa, assumiu o cargo de corregedor-geral do Sistema de Segurança Pública, conforme anunciou a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), de acordo com publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 9 de abril, em substituição a, também, delegada federal Aparecida Gualberto.
Leandro Almada da Costa é natural do Rio de Janeiro e formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com experiência na área de segurança pública, possui conhecimento nas áreas de planejamento e coordenação de investigações policiais de crimes contra a vida, tráfico internacional de entorpecentes e operações policiais. Na Polícia Federal, foi chefe de diversos departamentos, estando em seu último cargo na coordenação de Ensino da Academia Nacional de Polícia.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, destaca que a troca na corregedoria acompanha as mudanças realizadas pelo governo do Estado em todos os órgãos de segurança. “A Corregedoria é um órgão integrado do sistema de segurança que atua na apuração de denúncia contra os servidores, mas, sobretudo sempre respeitando, claro, o policial honesto e trabalhador”, disse Sérgio Fontes.
O delegado Leandro Almada destacou o desafio e ressaltou a importância de tornar a Corregedoria-Geral mais eficiente na orientação e normatização interna de procedimentos que previnam irregularidades administrativas e que tornem mais céleres as apurações de infrações disciplinares, priorizando as de maior relevância e que são objeto de interesse maior da sociedade e das próprias instituições que integram o sistema de segurança pública.
Corregedoria
A Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas, criada pela Lei Delegada n.º 062, de 04 de maio de 2007, é órgão superior de controle e fiscalização das atividades funcionais e da conduta disciplinar interna das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Amazonas e dos demais servidores integrantes do Sistema de Segurança Pública.
A Corregedoria não somente apura e investiga denúncias contra Policiais e servidores do Sistema de Segurança como também orienta por meio de palestras, cursos, revisão de legislação, visitas operacionais, inspeções as unidades do Sistema como forma de prevenção.