Direitos da população em situação de rua são tema de debate

Foto: Recorte

Os direitos da população em situação de rua em Manaus foram debatidos em reunião entre membros do Ministério Público Federal (MPF) e da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). O momento serviu para cobrar ações da pasta municipal em benefício da população em situação de rua.


Durante a reunião, o procurador regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), Thiago Coelho Sacchetto, enfatizou a necessidade do município de Manaus dar cumprimento às obrigações fixadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) previstas na Ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 976. O documento menciona obrigações como a efetivação de medidas que garantam a segurança pessoal e dos bens das pessoas em situação de rua dentro dos abrigos institucionais existentes; a realização periódica de mutirões da cidadania para a regularização de documentação, inscrição em cadastros governamentais e inclusão em políticas públicas; a proibição do recolhimento forçado de bens e pertences e do transporte compulsório de pessoas em situação de rua, entre outras.

Ele também mencionou a recomendação expedida pelo MPF para que o município de Manaus e o estado do Amazonas façam a adesão formal à Política Nacional para a População em Situação de Rua e a implementem de forma efetiva. De acordo com as recomendações, o governo federal publicou, em 2009, o Decreto nº 7.053, com o objetivo de garantir que a população de rua tenha acesso aos serviços que integram diversas políticas públicas, como as de saúde, educação, previdência e assistência social.

Artigo anteriorJovem é assassinado com vários tiros na Compensa
Próximo artigoAlunos da rede municipal mostram talento nas seletivas da 26ª Municipíada em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui