Manaus recebe visita do MEC após conquista de selo nacional de alfabetização

Foto - Divulgação/Semed

Em razão da conquista do “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, a rede municipal de ensino de Manaus recebeu, nesta terça-feira, 20/5, a visita técnica de uma comitiva do Ministério da Educação (MEC). A equipe, composta por 54 articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), foi recebida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).


A honraria destaca os esforços e as iniciativas bem-sucedidas das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que garantem o direito à alfabetização das crianças.

Durante a agenda, a comitiva visitou a escola indígena municipal Kanata T-Ykua, localizada na comunidade Três Unidos, na zona rural de Manaus. A unidade foi escolhida por ser um exemplo de ensino que valoriza a cultura local e promove a inclusão.

Na ocasião, o gestor da escola, Raimundo Kambeba, ressaltou a importância da visita do MEC. “É uma alegria muito grande receber essa visita aqui na nossa escola. Tivemos três alunos que representaram Manaus em Brasília e foram premiados com o Selo Ouro da Alfabetização. Isso mostra que, mesmo sendo uma escola indígena e situada na zona rural, estamos alcançando ótimos resultados”, afirmou.

Foto – Divulgação/Semed

Segundo a diretora de Formação da Secretaria de Educação Básica do MEC, professora Rita Luna, a visita técnica à escola indígena, acompanhada pelos articuladores da Renalfa, representa um passo importante para o fortalecimento da alfabetização no Brasil.

“A experiência permite que os articuladores compreendam melhor a diversidade dos territórios e levem esse conhecimento para qualificar as práticas pedagógicas em seus Estados. A parceria com a Semed Manaus foi destacada como essencial nesse processo de troca e aprendizado direto com a realidade local”, enfatizou Rita Luna.

Para a gerente da Educação Escolar Indígena (Geei) da Semed, Eneida Afonso, visitas como essa reforçam o compromisso da secretaria com a valorização e a qualidade da educação indígena.

“Nessa comunidade escolar, desenvolvemos um trabalho bilíngue, ensinando tanto na língua kambeba quanto no português. Essa escola foi premiada com o Selo Ouro da Alfabetização pelo MEC, um reconhecimento muito importante. A Semed tem feito um trabalho excelente, para que conquistas como essa se tornem realidade”, concluiu Eneida.

Artigo anteriorParintins marca presença na Marcha dos Prefeitos com mais de 12 mil gestores em Brasília
Próximo artigoPEC que propõe fim da reeleição a cargos do Executivo é aprovada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui