AAM virou ‘puxadinho’ do ex-prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, com funcionários em dupla função (parte-1)

O presidente da AAM, Anderson Sousa e o funcionário de Rio Preto da Eva e da Associação de Municípios, Erlan Roberto - foto: arquivo/recorte

O gabinete dos arranjos que ex-prefeito, Anderson Sousa, mantinha no município Rio Preto da Eva, parece que se mudou em definitivo para a Associação Amazonense de Municípios (AAM) em Manaus, inclusive com o Coordenador de Comunicação, Erlan Roberto exercendo dupla função.


Unha e carne de Anderson Sousa, Erlan Roberto é secretário de comunicação em Rio Preto da Eva e Coordenador de Comunicação na Associação de Municípios, em Manaus.

Anderson e Erlan Roberto – foto: recorte/perfil

Mais estranho ainda, é o secretário de Terras, Luiz Bidu, que trabalha na cobrança de taxas do Imposto Territorial e Urbano (IPTU) do município de Rio Preto da Eva e também faz os pagamentos da AAM e, nas horas vagas, viaja com o chefe Anderson Sousa para resolver ‘negócios de finanças’.

Segundo ele, negócios em ‘prol dos municípios’. Neste momento Luiz Bidus está em Brasília-DF (postagem dele no seus perfil no Instagram)

Portal da Transparência todo em família

Anderson quando entrou na AAM em 16/12/2022, prometeu unir, desenvolver, qualificar os serviços administrativos em parceria com os gestores municipais e colocar a AAM a serviço dos prefeito. Foi promessa de campanha.

No entanto, trabalhou para se perpetuar no mandato. Fez arranjos, acordo, modificou o estatuto da AAM, se aboletou da nova presidencia na segunda quinzena de março deste ano, e vai tentar levar o mandato até 2028, isso, se não houver nenhuma busca e apreensão do Ministério Público e da Polícia Federal no orgão.

Post no site da AAM, anunciando quem é o coordenador – foto: recorte/AAM

Muito trabalho

Nos dois anos do primeiro mandato, Anderson Sousa ‘trabalhou muito’. Disolveu a porposta incicial de campanha, deixou o Portal da Transparência da intituição fora do ar, atrasou salários de funcionários, deixou fornecedores batendo à porta da instituição sem respostas, e fez o maior feito de todos, que foi contratar a empresa “Son Creation Marketing e Comunicação Ltda, CNPJ13.417.657/0001-09”, de sua própria mulher, Soraya Almeida de Sousa, para gerenciar o portal da transparência. O valor do contrato não está no Protal da Transparência.

Pelo que informam funcionários da AAM, não houve tomada de preços. Foi uma contratação por indicação. Alem do que, a SON CREATION MARKETING, com sede na Rua Mendes Leal, 82, Santo Antonio, tem como atividade econômica serviço de engenharia. Os outros CNAE, da empresa, também apontam para outra direção, como: gestão de rede de esgôtos, por exemplo.

Prefeito Anderson Sousa é uma figura conhecida da Polícia Federal – foto: recorte/O Poder

Arranjos para a continuidade

Para continuar no cargo de presidente da AAM, Anderson precisou fazer mudanças estatutárias, supostamente aprovada por unanimidade por prefeitos aliados, que viram no gestor ‘uma suposta garantia de ter mais recursos para os municípios.

Só que as promessas de mais dinheiro nas contas das prefeituras, feitas por Anderson Sousa, esbarraram na decisão do Ministro Flávio Dino de bloquear R$ 6,9 bilhões em emendas indicadas pela Câmara e pelo Senado.

Em vez de dinheiro para o caixa das prefeituras, Dino mandou a Polícia Federal investigar gestores corruptos e repasses de fundos aos devidos prefeitos municipais. As famosas emendas do orçamento secreto.

Anderson está sempre nas manchetes policiais – foto: recorte/O Convergente

Mazelas na administração

Anderson é craque em dizer que os portais querem estorquí-lo, sempre que noticiam as mazelas, gastos exorbitantes em festas com contratos suspeitos, com sua administrações sem transparência e sempre na mira do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Manchetes policiais

Mesmo Anderson Sousa sendo visitante assíduo das manchetes policiais, encontrado com arma de fogo ilegal depois de sofrer busca e apreensão e preso pela Polócia Federal (PF), com sua ex-administração municipal sendo alvo de denuncias de improbidade administrativa, licitações viciadas, desvio de finalisdades e outras falcatruas mais, ele, ainda assim, se acha no direito de acusar jornalistas que só mostram as denúncias de corrupção de sua administração.

Ou seja, não será surpresa para ninguém se houver uma busca e apreensão na AAM e prisão de seu gestor.

Da Redação, com a colaboração de funcionários da AAM e do municípios de Rio Preto da Eva

Artigo anteriorCantor de forró Diego, é absolvido por falta de provas após acusação de espancar a ex

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui