
A primeira onda de frio de 2025 deve atingir o Brasil a partir de 27 de maio, com quedas acentuadas de temperatura no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até em partes da Região Norte, como Rondônia, Acre e sul do Amazonas, segundo o Climatempo.
Meteorologistas alertam para a chegada de uma massa de ar frio de origem polar e características continentais, o que amplia seu potencial de resfriamento mesmo em áreas pouco acostumadas ao frio.
A onda de frio virá em dois pulsos:
-
27 a 30 de maio: queda de temperatura no Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso.
-
31 de maio a 1º de junho: avanço do frio pelo Sudeste e Centro-Oeste.
As temperaturas podem ficar abaixo de 0 °C no Sul e em partes de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com risco de geadas moderadas a fortes e prejuízos à agricultura. Há possibilidade de neve, caso se forme um ciclone extratropical.
O fenômeno da friagem também pode ocorrer no Norte, com mínimas próximas de 10 °C. A previsão aponta chance de novos recordes de frio em 2025 — o menor até agora foi -3,2 °C em São Joaquim (SC).
Além do frio, a frente fria pode provocar agitação marítima intensa no litoral do Sul e Sudeste, com ondas elevadas.
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, o Brasil está em um ano de neutralidade climática, após a atuação do El Niño. Isso favorece o avanço típico das massas de ar frio durante o outono.
Fonte: Terra