
Uma grande explosão ocorreu em uma usina química na província de Shandong, no leste da China, nesta terça-feira (27). A mídia estatal chinesa confirmou o incidente, mas não forneceu detalhes sobre vítimas.
Os serviços de emergência iniciaram esforços de resgate e atendimento após a explosão que ocorreu no galpão da empresa Shandong Youdao Chemical, ainda de acordo com a emissora CCTV.
Equipes de emergência com mais de 200 bombeiros e 55 veículos foram acionados para ir ao local, afirmou o Ministério chinês de Gestão de Emergências.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma longa coluna de fumaça subindo sobre a região da fábrica. Publicações na rede social chinesa Weibo após a explosão mostraram vidros estilhaçados em vilarejos próximos, com moradores relatando terem sentido as vibrações.
A Shandong Youdao Chemical pertence ao grupo Himile, que também é proprietário da Himile Mechanical, empresa listada na bolsa cujas ações caíram quase 4% na tarde de terça-feira.
De acordo com seu site, a Youdao foi fundada em agosto de 2019, no parque químico Gaomi Renhe, na cidade provincial de Weifang. A planta ocupa cerca de 47 hectares e tem mais de 300 funcionários.
A empresa desenvolve, produz e comercializa tecnologia para pesticidas, produtos farmacêuticos e intermediários químicos finos relacionados.
Fonte: G1