

As sete maternidades da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) organizaram atividades para marcar a passagem do Dia das Mães, que será comemorado neste domingo (10 de Maio). Algumas unidades farão homenagens a pacientes e servidoras já nesta sexta-feira (08), antecipando as comemorações em torno da data. Oficinas, atividades de orientação, celebrações religiosas e até sessões de embelezamento integram a programação. Na Maternidade Ana Braga, a maior da rede, a festa será dupla, pois no domingo a unidade completa 11 anos de funcionamento.
No ano passado, foram realizados na rede pública (maternidades da capital e hospitais do interior), 78.971 partos, dos quais 61,7% foram normais (não cirúrgicos). “Temos investido na qualificação dos nossos serviços, buscando ampliar as ações que têm a finalidade de assegurar uma assistência mais humanizada às grávidas e seus recém-nascidos, fortalecendo, por exemplo, em parceria com o Ministério da Saúde, as diretrizes da estratégia Mãe Canguru”, disse o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim. Ele destaca, também, o comprometimento das equipes da rede pública com as diretrizes do Ministério, no sentido de ampliar o número de partos normais. “Na grande maioria dos casos, o parto não cirúrgico é o que apresenta mais vantagens para a mãe e o bebê, sem procedimentos invasivos, permitindo o aleitamento materno mais efetivo e imediato e a alta hospitalar mais rápida, para o retorno ao lar”, disse Alecrim.
Atividades – Na Maternidade Alvorada serão realizadas, nesta sexta-feira, oficinas de pintura em tecidos e de confecção de lembrancinhas. Sessões de maquiagem, limpeza de pele e penteado também serão oferecidas às clientes da unidade.
Na Maternidade Azilda Marreiro, as festividades também acontecem nesta sexta, com uma celebração ecumênica, no auditório da unidade, exibição de um vídeo em homenagem às mães, entrega de brindes e flores às funcionárias e pacientes. Da mesma forma, a Maternidade Chapot Prevost fará sua homenagem às mães nesta sexta, com distribuição de pequenas lembranças e um bolo de parabéns.
A Maternidade Nazira Daou organizou uma programação de dois dias. Nesta sexta-feira tem celebração religiosa e também sessão de beleza para parturientes e funcionárias. No sábado, essa atividade, que tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), também será realizada.
O Instituto da Mulher Dona Lindú desenvolverá sua programação em parceria com o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Nesta sexta-feira, às 16h, haverá uma celebração ecumênica, para funcionárias e pacientes das duas unidades, que funcionam no mesmo complexo. A celebração será no auditório da maternidade. No domingo, as pacientes do Dona Lindu receberão pequenas lembranças e poderão compartilhar um bolo em sua homenagem.
É no domingo, também, que a Maternidade Ana Braga fará sua programação voltada para o Dia das Mães, que coincide com o 11º aniversário de inauguração da maternidade, que funciona na zona Leste de Manaus. Às 10h, haverá uma celebração religiosa, seguida do bolo de parabéns e da distribuição de pequenos brindes às pacientes.
A Maternidade Balbina Mestrinho também entregará às mães internadas, no domingo, kits que incluem complexo vitamínico (indicado para o puerpério), fita de medir o desenvolvimento do bebê e outros itens de saúde.