Empresas do setor de alimentação inovam com apoio da Fucapi/Sebrae

O setor de alimentação no Amazonas, formado por bares e restaurantes, cresceu e ampliou a competitividade, obrigando as empresas buscarem inovação para não ficarem para trás. Assim, buscam alternativas para não perderem espaço no mercado.
Nesse sentido, a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucap) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) apoiam tornando essas empresas mais inovadoras por meio do programa Agentes Locais de Inovação (ALI).


O programa é desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com a Fucapi, e tem como objetivo inserir a cultura da inovação nas micro e pequenas empresas, ampliando sua capacidade competitiva e ofertando consultoria empresarial gratuita a esses negócios. A Sorveteria Happy Ice, tradicional em Manaus, por exemplo, é uma das empresas que contou com a consultoria do programa e inovou com uma nova metodologia para fornecer sorvetes no sistema inédito ‘Cold Stone’, que consiste na customização da iguaria sobre uma pedra de granito resfriada.

O diretor da empresa, Luiz Felipe Lima, explicou que o sorvete produzido neste sistema é classificado como Super Premium, pois é elaborado como matéria-prima selecionada e pode ser customizada a partir de um mix de ingredientes. O produto é uma novidade trazida da Flórida, em Miami.

“Os Mix-ins são escolhidos pelos clientes e misturados sobre uma pedra de granito (resfriada). Essa pedra fica em temperatura similar a do freezer e por isso não derrete, ou seja, é um soverte artesanal produzido com os ingredientes a escolha do cliente”, detalhou Lima.

Segundo ele, o novo conceito, desenvolvido com o apoio do Programa ALI, leva qualidade aos clientes e mostra o diferencial no mercado. “Por meio desta iniciativa desenvolvemos ações inovadoras voltadas à melhoria organizacional nos novos serviços na área de alimentação”, declarou.

Já o restaurante Crêpe Bistrô aposta na alimentação equilibrada e saudável. A inovação desenvolvida junto ao Programa ALI foi no cardápio, com a inclusão do ‘Galette verde ao Molho Pesto’, que é um prato vegetariano e com composições 100% naturais.

Segundo o proprietário do restaurante, Alisson Nascimento, a empresa aplica os conceitos de inovação nos insumos utilizados na forma de preparo. “O programa ALI incentivou, coordenou e identificou as falhas para que nós pudéssemos desenvolver nossas habilidades com profissionalismo e segurança”, esclareceu Nascimento.

“O ALI tem tido a oportunidade de difundir a inovação por meio de processos sistemáticos que visam alavancar os negócios de micro e pequenos empresários por meio de soluções objetivas e que reflitam diretamente no retorno financeiro do negócio”, explicou o coordenador do ALI pela Fucapi, Auzandir Júnior.

Os ALIs são profissionais que, após passarem por capacitação oferecida por meio desta parceria entre a Fucapi e o Sebrae-AM, passam a atuar diretamente com os empresários, ajudando no desenvolvimento da sua marca e buscando uma melhor colocação da empresa no mercado.

A utilização da consultoria gratuita de um profissional qualificado nos mais diversos segmentos tem sido a grande responsável pelo crescimento de muitas empresas locais. Atualmente o apoio dado pelo ALI tem sido eficaz para o crescimento e melhor colocação do produto ou serviço no mercado.

Segundo ele, com as empresas do setor de alimentação que o programa atende, houve a possibilidade de implementar processos da qualidade e certificação de determinadas áreas do negócio que são primordiais para a devida aceitação de seu público consumidor.

O objetivo maior do programa sempre conscientizar o empresário da necessidade de inovar sempre e com propósitos definidos, e nesse aspecto, obtivemos grande êxito.

“No caso de Happy Ice e Crepe Bistrô, ambas possuem quase dois anos de atendimento pelo ALI e é perceptível a satisfação dos empresários com os resultados obtidos nas certificações e processos propostos”, explicou Auzandir.

Artigo anteriorMinivila Olímpica do Coroado abre inscrições para prática esportiva
Próximo artigoComeço ruim no Brasileiro decreta ‘queda’ de Felipão no Grêmio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui