

Uma grande queima de fogos anunciou ontem, domingo (31), a abertura dos festejos de Santo Antônio de Borba, município a 151 km de Manaus, e à meia noite, a tradicional alvorada, reuniu milhares de romeiros para dar a largada aos 13 dia de festejos em honra ao padroeiro do município, com muito fogos, a tradcional valsa e muita emoção.
Hoje, 1º de junho, às 16h00, acontece a “Canoa de Netrada”, uma procissão fluvial que traz a Imagem de Santo Antônio da comunidade de Acará, de volta ao seu Santuário em Borba, com a participa;cão de dezenas de embarcações, balsa e lanchas acompanhando o Santo, até o porto da cidade, seguida de uma outra particularidade – depois que Santo Antônio chega em Borba, várias luminárias descem o Rio Madeira, para iluminar o cair da tarde.
Logo após, acontece uma Missa Campal, em frente a Basílica de Santo Antônio para, em seguida, ser realizado o primeiro dia de leilão. O Festejo de Santo Antônio de Borba já faz parte do calendário religioso do Amazonas, no dia 11 de junho durante os festejos Borba vai receber a presença do Padre Joãozinho, conhecido nacionalmente pelas suas canções religiosas.(Colaboração de Claúdio Alfon)