TCEAM
Início Amazonas Manaus encerra campanha Outubro Rosa com homenagens e ações de conscientização

Manaus encerra campanha Outubro Rosa com homenagens e ações de conscientização

Foto - Sidney William / Semad

Prefeitura de Manaus realizou nesta sexta-feira, 30/10, um evento de encerramento da série de ações alusivas à campanha Outubro Rosa, que contou com uma manhã de atividades especiais voltadas à conscientização e à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, além da valorização das servidoras municipais. O encontro foi realizado no auditório da prefeitura, na zona Oeste, e contou com a participação de autoridades, apresentações culturais, palestras e homenagens.

A programação começou com um café da manhã de integração e a apresentação da Orquestra do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).


“Esse é um momento importante para reforçarmos que o cuidado com a saúde da mulher precisa ser uma prioridade durante todo o ano. A gestão do prefeito Renato Junior tem o compromisso de promover iniciativas que valorizem os servidores e incentivem a prevenção, levando informação e conscientização para dentro do serviço público. Cuidar das pessoas também é cuidar de quem trabalha diariamente por Manaus”, destacou o titular da Semad, Heliatan Botelho, durante a abertura oficial da programação.

Foto – Sidney William / Semad

Na mesma linha, a subsecretária de Gestão de Pessoas da Semad, Beatriz Alencar, reforçou que o olhar atento à saúde e ao bem-estar das servidoras é uma diretriz diária do órgão.

“Gerir pessoas é, acima de tudo, priorizar o lado humano de quem faz o serviço público acontecer. O Outubro Rosa é um marco fundamental para despertar essa consciência, mas o nosso compromisso com a saúde, a escuta e a qualidade de vida das servidoras precisa ser diário. Queremos assegurar um ambiente de trabalho que acolha, valorize e incentive cada mulher a priorizar o autocuidado e a prevenção”, pontuou Beatriz.

A diretora-geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Semad, Carol Passos, destacou que o encerramento da campanha também representa um momento de validação e respeito para com as servidoras, além de reforçar a importância do autocuidado e da atenção à saúde feminina.

A solenidade também contou com uma palestra ministrada por Daliane Santana, convidada da Febracis, que abordou temas relacionados ao desenvolvimento pessoal e à valorização da mulher. A seguir, uma homenagem às servidoras Lucilene Viana, procuradora adjunta da Controladoria-Geral do Município (CGM) e Maria da Conceição Pinheiro da Silva, da Espi, em reconhecimento à vitória sobre a doença e a contribuição no exemplo do autocuidado.

Em tratamento paliativo de câncer de colo de útero, Maria da Conceição vivenciou no evento um momento de intensa emoção. Comovida com o carinho dos colegas e com a acolhida das equipes de apoio, ela fez questão de compartilhar uma mensagem de fé.

“A palavra certa é gratidão. Foi uma homenagem muito bonita e emocionante, me tocou profundamente. É o que faço todos os dias quando me levanto: agradecer a Deus pela vida e por estar bem. Parabéns a toda a equipe pelo trabalho e pelo carinho. Fui muito bem tratada e saio daqui extremamente feliz”, relatou Conceição.

A programação contou, ainda, com a palestra da enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Gelda Coêlho, que reforçou a imprescindibilidade da prevenção e da realização de exames periódicos para a identificação precoce do câncer de mama e do colo do útero, e também com a apresentação do Grupo de Teatro do Concultura. O encerramento foi musical, com a Banda Kaboclos, que proporcionou um momento de integração e alegria entre as servidoras.

Ações durante o mês

Ao longo do mês de outubro, a Semad promoveu uma série de iniciativas em alusão ao Outubro Rosa. Entre as atividades realizadas estiveram palestras de conscientização, exposição de quadros fotográficos com temática relacionada à campanha e outras ações educativas direcionadas aos servidores.

As ações buscaram ampliar o acesso à informação, incentivar o cuidado com a saúde e fortalecer a conscientização sobre a importância da prevenção, levando a mensagem para além das atividades realizadas no mês.

Artigo anteriorConversas sobre a presidência da Aleam ficam para novembro
Próximo artigoOperação contra garimpo ilegal apreende e inutiliza dragas em Tabatinga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.