Novo vírus que marca pessoas em conteúdo com caráter adulto se espalha pelo Facebook

Um novo vírus está circulando no Facebook e pode ser espalhado pela rede social com apenas um clique.


O vírus em questão pode ser percebido quando você e várias pessoas forem marcadas em uma publicação de outro amigo.

Provavelmente a publicação será instigante (para que você a abra). Nesse caso, o conteúdo é adulto e se o usuário clicar acionará espaço para um programa que publicará a mesma mensagem para ele, marcando seus amigos.

Ao ser procurado, o Facebook se pronunciou através de sua assessoria de imprensa no sentido de que está buscando bloquear os links com o vírus a fim de garantir a segurança dos usuários da rede social.

1180

Como você deve agir caso seja marcado?

Não clique se o conteúdo for diferente do que seu amigo costuma publicar e caso você tenha dúvidas, contate o amigo e busque saber se ele mesmo quem postou o link.

O que fazer se você já tiver clicado?

Você deve tomar algumas ações a fim de saber se o vírus infectou apenas a sua conta da rede social ou se também chegou ao seu navegador.

Então:

– Busque em suas configurações e veja se algum aplicativo suspeito tem permissão para publicar para você.

Para isso, vá em “configurações”, depois de clicar na seta que usamos para deslogarmos, e exclua todos os aplicativos os quais você não se lembre de ter autorizado a publicarem para você.

– Confira se o vírus afetou o navegador de internet.

Caso você utilize o Google Chrome: direcione-se à configuração clicando nem “menu”, na parte superior direita, vá até “extensões” e confira se há alguma extensão suspeita. Caso haja, remova-as clicando na lixeira.

Para o Firefox: Vá ao menu principal, também na parte superior direita da página, e clique em “complementos”. Depois em “opções” e remova a extensão suspeita, caso exista, clicando em “desativar”.

Se você utiliza o Internet Explorer: Selecione “ferramentas” na parte superior direita do navegador e em seguida em “Gerenciar Complementos”. Posteriormente, em “barras de ferramentas e extensões”, escolha as extensões suspeitas e selecione “desabilitar”.

Depois de realizar este procedimento o computador deverá ser reiniciado.

– Mude sua senha

Caso você suspeite de que alguém tenha acessado sua conta sem permissão, efetue a troca da sua senha.

Fonte: Estadao

Artigo anteriorMãe atropela filho de 3 anos enquanto tentava estacionar o carro
Próximo artigoFPS-Am visita Ongs em Manaus para acompanhar execução de convênios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui