
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado, nacionalmente, no dia 20 de novembro, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) iníciam, na segunda-feira (16), a Semana da Consciência Negra, voltada para estudantes e professores da educação básica e, também, do ensino superior.
A atividade terá início às 09h00, e será realizada no auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Ufam.
Com a temática “Negros do Amazonas e as políticas públicas brasileiras”, o objetivo da ação é promover o debate acerca da presença dos negros na sociedade, destacando a luta histórica contra a discriminação racial.
A abertura do evento será marcada pela palestra “As identidades étnico-raciais no Brasil e as políticas de ação afirmativas”, ministrada pela professora doutora da Ufam, Renilda Costa de Liz.
Também estão previstas palestras e mesas de debate tratando sobre os temas: “Direitos Humanos e Questão Negra”; “Segurança Jurídica, Migração e a Questão das Minorias”; “Segurança Pública e Etnicidade”; “Estado Laico, Intolerância e Diversidade Religiosa”, dentre outros.